Mais de 150 obras de arte são expostas em “1º Coletiva de Artes Visuais” em Morro Grande/SC

Publicidade

 

Abertura de exposição reuniu convidados para apreciar produções de 24 artistas de 16 cidades, 3 estados e 2 países.

O Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande realizou a primeira exposição de 2024. Com ela 24 artistas de três estados diferentes – Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo – e dois países – Uruguai e Brasil – participaram com 158 obras na “1º Coletiva de Artes Visuais: percursos, processos e coletas”.

Publicidade

Com organização do curador-responsável do Centro Cultural Pedro Dal Toé, da Prefeitura Municipal de Morro Grande, o professor Mikael Miziescki preparou junto de colaboradores três ambientes para exposições, sendo 55 em cerâmica e as demais abrangendo desenho, pintura, escultura, fotografia, serigrafia, xilogravura, arte digital, entre outras linguagens. “Esta coletiva nos marca porque alcançamos outras possibilidades. Temos tantos artistas da terra, alguns presentes, outros falecidos, que trouxeram por meio da da arte todo o valor e riqueza de histórias vivenciadas”, pontuou.

Ao experienciar a mostra, o prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo, demonstrou tamanho orgulho pelo que o museu se tornou e o quanto agregou à história da região e Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos do Cânions do Sul. “Estou sem palavras. Jamais imaginei a dimensão que tomaria este lugar e quantos artistas estão presentes nas exposições. Gostaria de agradecer a presença de todos e ao empenho do professor Mikael por manter viva estas memórias”, frisou.

Na ocasião estiveram presentes artistas, a comunidade local, o vice-prefeito Juraci Favarin, vereadores, a secretária municipal de Educação, Aline Coral e demais autoridades de Morro Grande. A secretária relembrou de quando iniciaram o preparo para que o Museu da Terra se tornasse o que é hoje. “Nos enche de orgulho ver como este espaço está. Foi muito empenho. Temos recebido um valor e riqueza imensuráveis em que visitantes e alunos conferem e reconhecem a força que de cada obra e material aqui exposto”, relatou Aline.

Logo após os artistas presentes falaram sobre suas trajetórias e produções expostas e agradeceram pelo reconhecimento. “Parabenizo o Mikael e os representantes do município por acreditarem nos nossos percursos e por disponibilizar espaços para expormos isso”, declarou a artista ceramista, Aionara Preis (Meleiro/SC).

Jairo Valdati (Jacinto Machado/SC) também foi um dos artistas que de forma remota participou da abertura. Este apresenta grande conhecimento pelo Museu de Morro Grande e já acompanhou diversas exposições e a organização do espaço. “Agradecemos a todos por esta oportunidade e por terem esta leitura. Vemos museus fechados e este devido as lideranças é quem fizeram acontecer. Além da vontade existe o esforço do Mikael e equipe que realmente valorizam a história”, contou.

Também deixaram a marca na coletiva os artistas de Morro Grande, através de desenhos, pinturas, fotografias, esculturas, arte digital, dentre outros. “Mikael é nosso padrinho. Estamos muito felizes de expor com artistas de tamanho gabarito, que tanto admiramos. Nosso muito obrigada pela oportunidade e reconhecimento”, falou Gabrieli Salvalaio (Morro Grande/SC).

Os 24 artistas participantes da mostra são: Angélica Neumaier (Santa Maria/RS), Willy Zumblick (Tubarão/SC), Juliana Rossi (Joinville/SC), Gabrieli Salvalaio (Morro Grande/SC), Mauro Rosa (São Bernardo do Campo/SP), Berenice Gorini (Nova Veneza/SC), João Vejam (Florianópolis/SC), Bel Duarte (Criciúma/SC), Aionara Preis (Meleiro/SC), Renato Rocha (Morro Grande/SC), Jairo Valdati (Jacinto Machado/SC), Simone Milak (Criciúma/SC), Susano Correia (Florianópolis/SC), Alexandre Rocha (Araranguá/SC), Juliani Dondossola (Morro Grande/SC), Malu Dal Pont (Meleiro/SC), Rodrigo Kurtz (Alegrete/RS), Odete Calderan (Sananduva/RS), Gilberto Pegoraro (Porto Alegre/RS), Edi Balod (Orleans/SC), Jussara Guimarães (Porto Alegre/RS), Neusa Milanez (Morro Grande/SC), Henry Goulart (Urussanga/SC) e Diego de Los Campos (Montevidéu/URU).

A “1º Coletiva de Artes Visuais” estará em cartaz até dia 20 de abril de 2024. Para conferir as produções no Museu de Morro Grande o agendamento pode ser realizado no (48) 3420-0332. Mais informações diretamente no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Instagram ou pelo site www.cculturalpdaltoe.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui