Nome de Tiago Zilli já colou como candidato

Pelo andar da carruagem, ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli (MDB), não terá nenhuma dificuldade em emplacar seu nome como candidato a deputado estadual ano que vem.
Ele promoveu o anúncio desta intenção na última terça-feira. Ontem, conversei com diversas lideranças políticas ligadas ao MDB, e o nome de Tiago parece ser consenso na região. Por óbvio, já existem aqueles líderes emedebistas comprometidos com outros nomes a estadual do partido para 2022, e quanto a estes há pouco o que se fazer. A grande maioria dos emedebistas aqui do Extremo Sul, no entanto, almejam uma candidatura oriunda de nossa região.
Tiago está surgindo como candidato a deputado estadual na hora certa. Ao longo de sete eleições estaduais, de 1990 a 2014, boa parte do MDB regional apostou no nome de Manoel Mota (MDB), que se elegeu nos pleitos de 90, 94 e 98, mas não se deu bem nas urnas em 2002. A partir de então os conflitos internos no MDB começaram a se evidenciar. Para sorte de Mota, o então governador Luiz Henrique da Silveira (MDB) lhe deu guarida. Todavia, uma terceira suplência em 2014 tirou o deputado totalmente do jogo político, a ponto dele nem disputar em 2018.
Com sete disputas seguidas bancadas por Mota, acabou sendo natural o fracionamento da base do MDB regional, o que permitiu a entrada de vários outros candidatos a estadual do partido em nossa região. A principal tarefa de Tiago Zilli, agora, é reaglutinar o partido, tentando isolar os grupos minoritários, que orbitam em torno de deputados como Ada de Lucca (MDB) e Volnei Weber (MDB), e cooptando aqueles que têm preferencia por Luiz Fernando Vampiro, que disputará a Câmara Federal. Se fizer a lição de casa, Zilli tem boas chances de eleição.
IPTU de Gaivota com desconto vai até dia 10/03
IPTU de Balneário Gaivota com 50% de desconto, para pagamento em parcela única, vai até o próximo dia 10. Depois disto o pagamento poderá ser feito em até seis vezes, mas sem desconto. Não precisa sem nenhum gênio da economia para deduzir que o pagamento em cota única é infinitamente mais vantajoso para o contribuinte. Os carnês de IPTU de Gaivota vêm sendo entregues desde o mês de janeiro. Todavia, quem não recebeu pode imprimir a fatura através do site da prefeitura, ou ir até a sede do Paço Municipal e solicitar sua via para pagamento.
MDB escolherá candidato a governador em agosto
MDB Estadual marcou para 15 de agosto convenção prévia que objetiva indicar quem será o candidato do partido a governador do Estado, ano que vem. Em princípio, os nomes mais referendados para o embate interno são do presidente estadual da sigla, deputado federal Celso Maldaner, do senador Dário Berger, e do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. Em tese, Dário é a bola da vez. Maldaner, no entanto, tem o controle institucional do partido, e Lunelli, que é um próspero empresário, tem o apoio do fortíssimo MDB do Norte catarinense.
Ex-prefeito Polaco diz que “política não o pega mais”
Vez que outra, cotado para retornar ao cenário político eleitoral, ex-prefeito de Sombrio, Aldair Kozuchovski, o Polaco, que atualmente está sem partido, diz que não tem a menor intenção de voltar a se candidatar. “A língua não tem osso, mas acho que a cumixeira da política não me pega mais”, brinca Polaco. Em 2016 ele chegou a ser procurado por lideranças do MDB de Balneário Gaivota para ser candidato a prefeito pelo município. As conversas embrionárias, no entanto, não foram levadas adiante. “Acredito que já tenha dado minha contribuição”, comenta o ex-prefeito.
Eleitores estão cada vez mais exigentes em relação a prefeitos
Levantamento realizado pela Data Sul Pesquisas, em alguns municípios de nossa região, da conta que população está longe de ter a paciência que tinha, até um tempo atrás, com os prefeitos. Em 2017, 64% da população dizia que era compreensível um prefeito ter um ano de crédito, para colocar a casa em ordem, quando assumisse a prefeitura, em início de mandato. Este percentual caiu para apenas 38%. Atualmente, mais de 60% da população acredita que os prefeitos já tenham que começar a mostrar serviço desde o primeiro dia de governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui