O ano de 2026 promete bons momentos de descanso para os brasileiros. Com 13 feriados nacionais, muitos deles caindo próximos a sextas ou segundas-feiras, será possível criar 10 feriadões ao longo do ano.
O primeiro feriadão ocorre já na abertura do ano: 1º de janeiro, quinta-feira, Dia da Confraternização Universal, permitindo emenda na sexta-feira e descanso prolongado até o domingo.
O Carnaval, nos dias 16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira), também possibilita feriadão, incluindo a Quarta-feira de Cinzas. Já a Sexta-feira Santa, em 3 de abril, oferece mais três dias consecutivos de folga, de sexta a domingo.
Outros feriados que podem gerar feriadões incluem:
Dia do Trabalho (1º de maio – sexta-feira)
Corpus Christi (4 de junho – quinta-feira)
Independência do Brasil (7 de setembro – segunda-feira)
Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro – segunda-feira)
Finados (2 de novembro – segunda-feira)
Dia da Consciência Negra (20 de novembro – sexta-feira)
Natal (25 de dezembro – sexta-feira)
Especialistas em turismo recomendam planejamento antecipado, seja para viagens mais longas ou para aproveitar atrações próximas de casa. Feriadões são uma oportunidade de descanso, lazer e convívio familiar, e podem ser aproveitados de diversas maneiras.
Para aqueles que gostam de organizar viagens, 2026 é um ano estratégico, com feriados bem distribuídos ao longo de cada trimestre, garantindo momentos de lazer durante o ano inteiro.
Copa do Mundo
Além dos feriadões, 2026 é ano de Copa do Mundo, que deve impactar o ritmo de trabalho em diversas cidades. É comum que empresas e órgãos públicos adotem expedientes reduzidos nos dias de jogos da Seleção Brasileira, principalmente quando transmitidos durante o horário comercial, como já aconteceu em anos anteriores. Essa prática permite que funcionários acompanhem as partidas sem comprometer compromissos essenciais, proporcionando ainda mais oportunidades de lazer e convivência familiar, em um ano já marcado por vários feriadões estratégicos.