A deputada estadual mais votada de Santa Catarina, Ana Campagnollo (PL), saiu em defesa da também deputada Carol De Toni (PL) e iniciou uma discussão que anda repercutindo entre os parlamentares catarinenses há tempos, contudo, ninguém ainda havia falado.
Campagnollo questionou o fato de Carlos Bolsonaro (PL) ser pré-candidato ao Senado por Santa Catarina, apesar de entender que esta seria uma estratégia de Bolsonaro para proteger a família de ações no Supremo Tribunal Federal.
Reativo, Carlos Bolsonaro respondeu publicamente Ana Campagnollo nas redes sociais e chamou-a de mentirosa. Educadamente, Campagnolo postou uma série de vídeos reforçando seu apoio ao PL, mas afirmando que o que havia dito era um fato: De Toni perdeu a vaga para Carlos Bolsonaro, a pedido de seu pai, e que, por isso, estaria cogitando sair do PL.
O que fica claro, diante de tanto disse me disse, é que a vinda de Carlos Bolsonaro não foi decisão unânime para a direita catarinense e que há, sim, a possibilidade de uma divisão dentro do próprio PL por conta disto. De Toni tem mais força que Carlos Bolsonaro, porém não tem sobrenome. Ela também é mais bem cotada que o próprio Amin, mas não serve como estratégia para fortalecimento do partido dentro do Estado e nem para a reeleição do governador Jorginho Mello (PL).
Faltando um ano para a eleição de 2026, ainda há muitas arestas a se aparar dentro da direita catarinense.
Corredor elétrico
A Celesc segue expandindo a infraestrutura de mobilidade elétrica em Santa Catarina e mantém abertas as inscrições para instituições e empresas interessadas em receber estações de recarga para veículos elétricos e híbridos.
Com as novas estruturas, o Corredor Elétrico da Celesc passou a contar com 38 eletropostos em operação, distribuídos em 28 municípios. A meta é ainda mais ousada: interligar 100 cidades, com distâncias de até 50 quilômetros entre os pontos de recarga, criando uma malha contínua de mobilidade limpa e impulsionando também o turismo sustentável. O projeto faz parte do compromisso da companhia em promover inovação, conveniência e novas oportunidades de desenvolvimento em todas as regiões do Estado.
Incentivo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove, de 3 a 7 de novembro, a ação “Votar é a Nossa Cara”, voltada a incentivar que jovens entre 15 e 17 anos tirem o título eleitoral e participem ativamente do processo democrático nas Eleições de 2026.
Segundo a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o objetivo é estimular a juventude a exercer a cidadania, mesmo que, nessa idade, o voto ainda não seja obrigatório. “É uma atitude que vai além de participar do processo eleitoral – é assumir o poder de fazer as próprias escolhas e ajudar a escrever a história do país, alinhada aos sonhos dessa nova geração”, descreve a ministra.
A ação estará concentrada nas redes sociais da Justiça Eleitoral, com o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e a colaboração voluntária de artistas e influenciadores que falam diretamente com o público jovem. Entre eles, o DJ e produtor musical Alok e os comunicadores Mítico e Igão, do Podpah, um dos canais de maior sucesso da internet e muito consumido pelo público-alvo da campanha.
Premiação
O Parque Beto Carrero, em Penha, foi palco da entrega do Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo e do Prêmio Top Turismo, conduzidos pela ADVB/SC 2025, que reconheceram as principais iniciativas e personalidades que contribuem para o fortalecimento do turismo em Santa Catarina.
Os grandes vencedores da edição foram o Floripa Airport, na categoria Empreendimento Turístico; Joinville, como Destino Turístico; a Oktoberfest – Blumenau, em Evento Turístico, a NSC Comunicação: Balneário Camboriú, vencedora na categoria Matéria Jornalística; e Maria Conceição Junckes, eleita Personalidade Turística.
A cerimônia reuniu lideranças do setor público e privado, empresários, representantes de entidades e profissionais do turismo em uma noite dedicada à valorização de quem impulsiona o desenvolvimento do Estado.
Dia Estadual do Contador do Setor Público
No próximo dia 8 de novembro será comemorado o Dia Estadual do Contador do Setor Público. A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 19.308/2025, sancionada pelo governador Jorginho Mello. A criação da data foi uma iniciativa das conselheiras do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Liliane Maria Novaes e Cátia Maria Fraguas Veiga, que apresentaram o pleito à Assembleia Legislativa com o apoio da deputada estadual Paulinha, autora do projeto de lei.
Segundo a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, “a criação da data tem por objetivo reforçar o reconhecimento da atuação técnica e estratégica dos profissionais da classe que atuam na gestão pública, contribuindo com a transparência, a responsabilidade fiscal e a qualidade das finanças públicas.”
Vitória do Estado
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) obteve uma importante vitória no Grupo de Câmaras de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Os desembargadores acataram os argumentos da PGE/SC em uma Ação Rescisória e reverteram um acórdão anterior do próprio Tribunal, impedindo que uma empresa do ramo de varejo de carnes se apropriasse indevidamente de créditos relativos ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida evita um prejuízo direto aos cofres públicos estimado em R$ 2,7 milhões, valor que a empresa pretendia compensar.
A disputa judicial teve início quando a empresa impetrou um mandado de segurança para garantir o direito de “escriturar, manter e aproveitar o valor integral dos créditos de ICMS” de mercadorias vindas de outros Estados. A controvérsia gira em torno do fato que os Estados de origem concediam benefícios fiscais, como créditos presumidos, sem a aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), prática conhecida como “guerra fiscal”.










