O Encontro de Boi de Mamão da Casa da Fraternidade marcou a história da Cultura neste último sábado, dia 30.
O Evento é uma das ações do Projeto Ressuscitando um Boi de Mamão, da Casa da Fraternidade, ganhadora do Prêmio Elisabete Anderle 2020, da Fundação Catarinense de Cultura e apoiado pelo Departamento de Cultura Municipal e também, pelo Conselho Estadual de Boi de Mamão que esteve presente no evento.
Durante todo o ano de 2021, aconteceram diversas Oficinas de Boi de Mamão na instituição e Intercâmbios culturais, que culminaram com a formação de novos grupos de Boi de Mamão. Para encerrar o projeto, foi programada esta grande festa da cultura catarinense.
No evento estiveram presentes diversos grupos de Santa Catarina e seus representantes. Além dos Bois da Casa da Fraternidade representado pela presidente Cátia Hahn.
Após a saída da Casa da Fraternidade, todos seguiram para a Praça Hercílio Luz, onde foi realizado o tradicional Cortejo dos Bois, que é um desfile com cantoria, que contou com a apresentação do Boi de Santo Antônio, na frente da Biblioteca Municipal.
A presidente Catia Hahn, comentou sobre a emoção que o evento proporcionou para todos, em reunir os grupos de Boi de Mamão em sua instituição.
”Era um sonho que foi conquistado. Nós temos certeza que este momento representou um marco na história da Cultura do Boi de Mamão de Santa Catarina. Um momento único onde a troca de experiência entre os grupos foi de uma riqueza enorme. Só temos que agradecer a todos que nos apoiaram e colaboraram para que este evento fosse possível”, declara Catia.
A Diretora de Cultura, Micheline Vargas, destacou ser uma alegria ver tantos grupos reunidos na Casa da Fraternidade.