O Centro de Educação Infantil Sonho de Criança do bairro Guarita, em Sombrio, desenvolve um projeto de educação alimentar e nutricional, utilizando a horta como instrumento pedagógico.
O projeto Aprender Brincando, que apresenta a horta de forma inclusiva e sustentável, surgiu das observações do comportamento das crianças na hora das refeições, devido serem muito seletivas aos vegetais, como a alface, cenoura e beterraba, que são oferecidas diariamente no cardápio do CEI.
Diante desse problema, as professoras da turma do Infantil IV, Cirlei da Silva Maciel, Deise Casagrande, Jaqueline Ferreira Machado de Borba, Laís Machado Roque e a coordenadora Milena Simone dos Santos, elaboraram atividades para as crianças conhecer o valor nutricional dos alimentos, incentivando-as a experimentar aqueles oferecidos nas refeições.
A iniciativa possibilitou aos alunos vivenciarem momentos de manusear a terra, observar o crescimento das plantas, desde a semente até a colheita. Tendo os canteiros como objeto de estudo, realizaram atividades investigativas que contribuiram para compreender o cuidado necessário com as plantas, a importância do sol, da água e nutrientes para o seu crescimento. Orientados pelas professoras, os pequenos se envolveram de forma ativa no processo.
A partir dessa experiência, as refeições receberam um novo olhar e adquiriram mais sabor As crianças participaram do cultivo da alface, cenoura, brócolis, tomate, repolho e beterraba e das ações de plantar, aguar e adicionar o chorume produzido na mini composteira. Ainda aprenderam com garrafa pet a reaproveitar materiais, reciclando os resíduos da merenda, como as cascas de frutas e de ovos, hortaliças, para serem transformados em adubo a partir do processo de compostagem.
O projeto contou com a participação da comunidade escolar, das merendeiras Márcia Machado dos Santos e Bruna Branco, que prepararam os alimentos de maneira criativa e saborosa; e a parceria dos pais Maiara Neto, Jaison Miguel Pereira, Rosana de Oliveira, Paulo Roberto Espíndula e o estabelecimento comercial Agropet Guarita.
O resultado final foi crianças motivadas em participar e vivenciar as experiências de cultivar, cuidar, colher e experimentar os alimentos cultivados na horta.
O projeto se adequa a Resolução CME/CED n° 05/2009, que estabelece que o currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.

Foi a primeira vez que o Sonho de Criança desenvolveu um projeto utilizando a horta como instrumento de aprendizagem e a avaliação é de que a prática trouxe novos saberes, tanto para as crianças como aos professores. “Percebe-se que o trabalho com a horta vai além da alimentação saudável, pois sensibiliza as crianças e toda a comunidade para a preservação do meio ambiente no processo de cuidar, preservar, reciclar e reutilizar, para a produção de um alimento saudável. Desta forma concluí-se que está ação social, pode construir um mundo melhor através da consciência ecológica”, diz a equipe.










