A Acis, Associação Comercial e Industrial de Sombrio, realizou na última sexta-feira, dia 10, o seu 3º Fórum Empresarial, com o tema O Extremo-Sul em Destaque. O evento no Parque das Águas, foi aberto pela presidente da Acis, Maiara Duarte Cardoso.
Ela apontou os dois principais objetivos do fórum: mostrar o que a união pode fazer pela região e levar o público a acreditar mais no Extremo-Sul.
A associação possui aproximadamente 90 associados e pretende chegar a 150. “Me corrijam se estou errada, o que percebo é que as maiores cidades têm uma associação empresarial forte”, disse Maiara.
O primeiro painel foi apresentado pelo diretor de Planejamento da Santur, Henrique Maciel, que mostrou um vídeo e falou sobre o projeto Geoparque Caminho dos Cânions do Sul. “Vocês têm noção do que é colocarmos nossa região em visibilidade mundial? Hoje nossa região é potencializada por um fator novo que é o turismo”, afirmou.
A palestra seguinte abordou os vários sistemas de desenvolvimento da Unesc e sua relação com o setor produtivo. As pró-reitoras Indianara e Gisele Coelho Lopes, enfatizaram o papel da universidade. “Temos várias frentes de atuação e mais de 500 projetos em conexão com municípios, estados e acordos internacionais”. A reitora Luciane Ceretta enviou uma mensagem por vídeo, exaltando as parcerias e avanços da educação no sul catarinense.
Tiago Zilli deu um detalhado depoimento sobre a criação do grupo Adelino pelo seu pai, como se deu a sucessão familiar até chegar ao seu próprio filho. “Uma empresa familiar quando começa precisa se estruturar e reduzir custo. Foi assim que há 30 anos abrimos a primeira filial em Turvo. A empresa precisa se organizar também pra sucessão, precisa falar sobre isso”, explanou.
O senador Jorginho Melo relatou um pouco de sua história de vida, enalteceu as universidades comunitárias e o estado de Santa Catarina.
“Em Brasília, se tem um copo de água pra repartir, dizem que Santa Catarina não precisa, que já tem tudo. Eu digo que nós não podemos ser penalizados por fazer o dever de casa”. O senador defendeu a reforma tributária e se disse otimista em relação a economia em 2022.
Fechou o Fórum o empresário Luiz Fernando Weber, do setor imobiliário. Os participantes tiveram direito a um café colonial organizado pela administração municipal, com produtos da agricultura familiar.















