Três pessoas foram presas na Avenida 7 de Setembro, na manhã desta quarta-feira, dia 6, em Araranguá. O trio é acusado de estelionato e de aplicar golpes em vítimas nas regiões de Araranguá e Criciúma.
A ocorrência se iniciou com uma operação da Polícia Militar por volta das 9h30min, que abordava veículos suspeitos que transitavam pelo local. Durante a ação, os carros dos suspeitos, um Chevrolet Ônix e um Hyundai HB20, foram revistados e dentro dele foram encontrados objetos de terceiros. De acordo com a legislação, isso pode caracterizar crime de estelionato.
A PM comentou que informações da PRF, a Polícia Rodoviária Federal, apontavam a entrada desses suspeitos na cidade e com as investigações, foi apurado que os detidos podem fazer parte de um grupo criminoso que tem feito vítimas na Região. Os casos, inclusive, estariam sob investigação da DIC, a Divisão de Investigação Criminal, de Criciúma.
No HB20 foram encontrados joias, relógios e R$ 3.800,00, e o condutor relatou que trabalhava com uma colega, como representantes de uma empresa de colchões, e que os objetos eram dela. No entanto, quando o carro em que a mulher estava também foi abordado, ele admitiu que os colchões não existiam e que os objetos eram um ‘sinal’ dado pelos clientes para garantir o produto.
No Ônix estavam três pessoas, sendo uma delas uma vítima de um golpe em andamento. A mulher relatou que estava na fila de um banco quando a suspeita se aproximou pedindo ajuda, dizendo que precisava de carona para ir a outra agência. A vítima, inicialmente, negou, e foi quando outro integrante do grupo, fingindo não conhecer a primeira mulher, passou pelo local. A suspeita pediu ajuda a ele também, que aceitou. Com o pretexto de que tinha perdido seus documentos e não conhecia o homem, a suspeita pediu que a vítima apenas acompanhasse os dois, ‘por segurança’. A mulher, desta vez, aceitou.
Já no carro, a suspeita pediu que a mulher sacasse um valor de sua conta, usando seus documentos pessoais e o homem chegou a pegar seu cartão de banco por alguns instantes. No entanto, quando o veículo foi abordado pela polícia, os dois devolveram os documentos para a mulher e pediram que ela fingisse que os conhecia.
Além dos três envolvidos, um quarto integrante foi identificado, hospedado em um hotel da cidade. No entanto, ele não foi encontrado.
A DIC de Criciúma já apurou que o grupo chegou a enganar pessoas em Criciúma, Içara, Araranguá e Região. A PRF estaria apoiando as investigações.
A suspeita é que os suspeitos presos em Araranguá estariam encaminhando golpe com outra vítima.
O trio foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil de Araranguá.