Em operação conjunta, a Polícia Civil de Santa Catarina e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul prenderam, na manhã desta terça-feira, dia 19, um homem de 33 anos, suspeito de estupros e roubos em série nos dois estados. O suspeito é considerado de alta periculosidade, e foi preso no início da manhã em uma casa em Balneário Arroio do Silva, por policiais civis de Araranguá e de Vacaria (RS).
Foram cumpridos mandados de prisão temporária, busca e apreensão e coleta coercitiva de DNA, expedidos pela Justiça da Comarca de Araranguá. Os pedidos foram feitos pela delegada titular da DPCAMI, Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, de Araranguá.
O homem estava foragido da Justiça, e tinha contra si mandado de prisão por porte ilegal de arma de fogo, roubo e homicídio qualificado, expedido pela Vara das Execuções Criminais de Pelotas (RS) e válido até 2037.
No momento da prisão, com o suspeito, foi apreendida uma pistola, calibre 765, com numeração adulterada e 29 munições.
Em Araranguá e Balneário Arroio do Silva, o homem teria cometido três crimes de estupro, em 23 de fevereiro e 5 de março, estes em 2022, e em setembro de 2021, que não tinha sido registrado.
Conforme os inquéritos, o modus operandi do suspeito era sempre o mesmo. Ele contratava garotas de programa por um site de encontros e as estuprava com uso de arma de fogo. Por fim, ele as amarrava, roubava seus pertences pessoais e ainda as obrigava a fazer depósitos bancários para ele. Após os crimes, ele as dopava. Entre as vítimas, há pelo menos quatro transsexuais e duas mulheres. Ameaçadas pelo suspeito, elas tinham medo de denunciá-lo e por isso, só foram encontradas após investigações da DPCAMI.
Ainda durante as investigações, policiais civis de Vacaria (RS) contataram os policiais da DPCAMI de Araranguá, informando sobre mais crimes em solo gaúcho. Pelo menos três outras vítimas teriam sido tratadas da mesma forma pelo homem. Pelo menos uma foi espancada.