Na manhã de segunda-feira, dia 30, o Portal C1 publicou matéria sobre um golpe que estaria tirando a paz dos comerciantes na cidade de Osório e Litoral Norte gaúcho: o Golpe da Facção, aplicado através do WhatsApp, através de mensagens de áudio.
OUÇA O ÁUDIO ENCAMINHADO PELOS CRIMINOSOS
Após a publicação da matéria, comerciantes de Araranguá, Sombrio, Balneário Gaivota, Passo de Torres e Jacinto Machado em contato com a redação, confirmaram haver sofrido tentativa de golpe semelhante. A exemplo do ocorrido em Osório, no áudio, um homem se identifica como líder de uma facção criminosa e afirma ter descoberto que o responsável pelo comércio estaria repassando informações sobre o tráfico de drogas na região para a polícia e que caso a vítima se negue a dar esclarecimentos, a ordem é para “execução de todos” e para “colocar fogo” no local.
“Eles fazem bastante pressão. Fazem montagens em vídeo, tudo parece muito real. Fiquei bastante preocupado, no início, mas percebi que era golpe. Eles pegam muitas informações no Google Maps”, conta um dos comerciantes. Outro, diz que não registrou ocorrência, apenas bloqueou o contato e o golpista desistiu.
Em contato com o delegado da comarca de Sombrio, Luís Otávio Pohlmann, qualquer pessoa que seja ameaçada deve procurar a polícia, registrar boletim e não fazer nenhuma transferência de valores. Depois, a vítima deve denunciar e bloquear o contato.
Infelizmente tem acontecido”, conta. “Hoje, já temos estudos de que muitas das organizações criminosas estão migrando do tráfico para os golpes”, acrescenta.