O Plano de Desenvolvimento Socioeconômico está sendo realizado nos 15 municípios da Região, através de parceria com as Prefeituras, Unesc, Sebrae e Amesc. A primeira etapa para cada município é o lançamento do Plano, após são feitos Workshops de diagnóstico e planejamento com autoridades e moradores dos 15 municípios da Região.
Na noite desta terça-feira, dia 28, Praia Grande recebeu o lançamento do Plano de Desenvolvimento, finalizando assim a etapa de lançamentos do Projeto. O evento iniciou às 19h30min, no auditório da Ceprag, a Cooperativa de Eletricidade Praia Grande.
Despontando no turismo, com os cânions como protagonista, Praia Grande se tornou destaque nos últimos anos. O município de 7,3 mil habitantes, recebeu o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para projetar ainda mais este segmento, além de outros.
Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a data marca o início de um promissor momento do município. “Estamos envolvidos ao lado do Sebrae e da Amesc para fazer deste um processo histórico. Estamos juntos. Contem conosco sempre”, destaca.
Recentemente, o turismo da cidade recebeu um novo impulso, com o reconhecimento do Geoparque Cânions do Sul, por parte da Unesco. Além de Praia Grande, ele abrange os municípios de Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, todos em Santa Catarina, e os gaúchos Cambará do Sul, Mampituba e Torres, chegando a uma área que ultrapassa os 2,8 mil quilômetros quadrados.
Ermo também lança seu Plano
Na noite de segunda-feira, dia 27, no Sítio Girabas, em evento que contou com a presença de autoridades municipais, regionais, representantes da Unesc, Sebrae e Amesc, foi lançado oficialmente o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico do município de Ermo, o 14º município da região a receber o Plano.
O Plano contará com encontros presenciais e workshops (online), sendo o primeiro no próximo dia 5 de julho, às 14 horas, através do Google Meet. Os encontros terão a participação das autoridades, dos setores produtivos, empresários, população em geral, entre outros atores. A Unesc fará uma proposição de objetivos estratégicos, de visão de futuro e apresentará o resultado do diagnóstico e o mapa estratégico. Com entrega prevista para o fim de outubro de 2022, o planejamento terá todo o suporte da Unesc e do Sebrae para a sua aplicação.
A solenidade de lançamento foi bastante prestigiada pela comunidade, demonstrando que as ações terão uma participação efetiva dos autores do Plano, que são os ermenses. A aplicação do Plano é prevista para ser implementada entre 2023 a 2033.
Lançamento em Maracajá foi o 13º
Os aproximadamente 7.500 mil moradores de Maracajá, terão uma semana para deixar o papo de futebol, política e variedades de lado, para conversar sobre o que eles querem para alavancar o desenvolvimento do município.
Na noite chuvosa de sexta-feira, dia 24, cerca de 200 pessoas compareceram ao Centro Comunitário da Vila Beatriz, onde os técnicos da Unesc, do Sebrae e da prefeitura, lançaram, o desafio da construção de um Plano de Desenvolvimento para Maracajá, visando os próximos dez anos.
Já na sexta-feira, dia 1º de julho, às 14 horas, acontecerá o workshop, com os gestores e com os moradores inscritos, interessados em contribuir em uma estratégia viável, construída por todos, com o objetivo de alavancar o progresso do município nos mais diversos setores.