sexta-feira, 4 DE julho DE 2025
SociaisMelhores do Sul | Margareth SilvaMelhores do Sul | Domingos Adílio de Souza | O Mundo dos...

Melhores do Sul | Domingos Adílio de Souza | O Mundo dos Negócios e a História dos Supermercados

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

HISTÓRIA!

Toda história tem seu ponto fundamental, tem seu brilho, tem seu encanto, podemos contar a história da história, mas tudo não deixa de ser uma história. Para que coisa mais bela que a história da humanidade?  A história de todas as coisas.  A história do universo, o início do big ben. Toda história é fundamental para ser contada; na real é muito importante contar história. Contar a minha história, a sua história. Para que a vida não se perca no vácuo negro do esquecimento.

E falando em história! Vamos falar da história dos supermercados? Os supermercados também tiveram um início e sua grande evolução, cresceram e se multiplicaram pelo mundo afora.

Quando e como surgiu os supermercados?

Os supermercados surgiram nos EUA, durante a grande recessão de 1930.

Hoje um senhor de idade bastante avançada. Já andando de bengala – mas durante os seus 93 anos se reinventou tantas vezes, e quantas vezes foi necessário, que se tornou eternamente jovem. Evoluí-o tanto a ponto de estar usando a maior tecnologia de ponta. Acompanhou todo o processo da evolução, e chegou ao ponto máximo em evolução no mundo dos negócios.

Os supermercados nasceram nos Estados Unidos – O título do primeiro supermercado é o King Kullen. Inaugurado em 1930 por iniciativa do empresário americano Milchel Cullen. Um americano de Long-Island, que detectou na crise a oportunidade de mudar sua operação de seu negócio e diante da queda de venda das suas mercadorias.

Ele retirou o balcão e mudou o arranjo dos produtos nas prateleiras para facilitar o acesso aos clientes, agilizando assim e barateando dessa forma suas compras. Foi assim que se deu o nascimento do auto serviço. Hoje é um sucesso nos EUA e em todo mundo.

A estratégia do pioneiro era simples: Michel Kullen tinha comprado um galpão industrial para venda de seus produtos, diante da recessão de 1930 – veio a grande criatividade:  adaptou o lugar para vender comida e deixou as pessoas se servirem sozinhas. Tinha um detalhe muito importante, os preços eram muito mais baixos de que os antigos armazéns da época.

Assim nascia o autosserviço, ou o auto atendimento. Assim a ideia se descaracterizava dos outros tipos de lojas que comercializavam alimentos. Em apenas 6 anos , Cullen faturou alto e conseguiu abrir mais 16 filiais pelo o estado de Nova York. A política barateira de Kullen deu tão certo que se espalhou para os Estados Unidos, depois para a Europa e para o mundo.

No BRASIL não é bem claro quanto Década ou ano que surgiu o primeiro supermercado. De acordo com artigos, revistas e livros, temos como referência que o primeiro supermercado brasileiro foi o Sirva-se – São Paulo,  Inaugurado em 24 de agosto de 1953. Na rua da Consolação, n. 2581. Conta a história que tivemos diversas outras tentativas anteriormente, mas sem a característica propriamente dita de um supermercado; assim conta a história dos supermercados brasileiros.

Da revista linha direta da Ceval Alimentos a edição de 1995, com o depoimento do saudoso Paulo Feijó diz que o primeiro supermercado Brasileiro foi o de Porto Alegre, e chama-se Companhia de Abastecimento do Município de Porto Alegre e tinha a sigla CAMPAL. Disse Feijó na época, eu posso afirmar.

Esse estabelecimento a CAMPAL foi inaugurado na administração de secretario Manoel Vargas, provavelmente deve ter sido antes de 1945 Visto que Getúlio Vargas chegou ao governo provisório a partir de 1930 e permaneceu no poder até 1945. Ano em que foi deposto.

Tem outro depoimento do livro Estratégia de Marketing em supermercados de João Francisco de Pinedo Kasper (2º EDIÇÃO – 1981): Diz: No Brasil, o sistema de autosserviço iniciou numa empresa varejista fora do ramo alimentícios e afins. A primeira loja com sistema de autosserviço foi das lojas americanas, no Rio de Janeiro, ao redor de 1952. O primeiro auto serviço de alimentos e afins foi o supermercado Disco também no Rio de Janeiro em 1953.

Já a revista SuperHiper nº 3 de março de 1978, página 3 nos diz, 1953, São Paulo em apuros… e chegou o primeiro supermercado! O aparecimento das primeiras lojas de autosserviços em São Paulo tem singular importância no Brasil, pois foi neste estado que se implantou o primeiro supermercado. Em 1953 na cidade de São José dos Campos, que, por incrível coincidência veio a ser em 1971 a cidade onde também se instalou o primeiro hipermercado brasileiro.

Mas na história está registrado: Apesar de atender somente aos funcionários da tecelagem, de instalações simples e de fusão de pioneirismo, o supermercado da tecelagem Parahyba foi bem sucedido em seus 3 anos de funcionamento, e suas instalações foram destruídas em 1955 por um incêndio. Antes mesmo do supermercado da tecelagem Parahyba, experiência como a do frigorífico Wilson que montou uma loja de varejo com autosserviço em 1947 e do depósito popular em 1949. Outra experiência foi a de José Luiz Demétrio em 1950 na cidade de Curitiba, Paraná. Mas acabaram fracassando, na verdade essas empresas não chegaram a ser propriamente lojas de supermercados, não só pela adoção do autosserviço como pela ausência de seções indisponíveis para que assim fossem configurados como supermercados.

Na real como História temos como base e sem muita ladainha; o primeiro supermercado Brasileiro foi o sirva-se inaugurado em 24 de agosto de 1953 na rua da consolação 2581. A grande parte da população ainda não sabia do que se tratava. Os homens se sentiam meios afeminados comprando em um supermercado : Mario Gomes D`Andrade – Gerente do sirva-se considerado o primeiro gerente de supermercado Brasileiro.  – revista supermercado moderno setembro de 1988 página 104.

Esse relato é do saudoso Raul Borges e Fernando Pacheco eles também montaram  o Peg E Pag; que foi inaugurado em em 23 de 12 de 1954 na rua Rego Freitas, 172 SP.

Já em 1959; eis que surge o Pão de Açúcar: inaugurada a primeira loja; dado o sucesso veio em 1965, absorver o sirva-se passado inclusive a utilizar-se naquele momento da denominação de Rede Brasileira de supermercado Pão de Açúcar.

Grande história dos supermercados brasileiros – Simples Assim!

Sendo assim podemos avaliar o desenvolvimento dos supermercados nessa nova era ou nesse novo normal. Sabendo que o segmento supermercadista se manteve em crescimento mesmo diante das dificuldades econômicas que o país enfrentou nos últimos anos.

Mesmo assim, o setor está sempre buscando inovação para atrair e fidelizar seus clientes, e chamar atenção de novos consumidores; fazendo frente à nova tecnologia.

Sendo assim, a história nos mostra que estamos sempre passando por novas aprovações. De tempos em tempos aparece sempre um concorrente. Eu estou querendo falar dos atacarejos. O seguimento veio com tudo. Os atacarejos estão investindo pesado em automatização, inteligência artificial, estratégia omnichannel. Sendo assim percebemos que os supermercados, a galinha dos ovos de ouro, já não põe tantos ovos de ouro assim. Concordam comigo?

Eis que surge o atacarejo, começou com ovos de ferro, bronze, e está chegando aos ovos de ouro. O consumidor afetado com a crise econômica passa a se valer das inúmeras ofertas dos atacarejos. O atacarejo está sendo uma alternativa a essa diversidade econômica. Devido à sua estratégia de preço baixo, atrai muitos consumidores, que estão mudando seus hábitos de compras. E muitos investidores, empreendedores, donos de supermercados estão sendo visionários em suas estratégias. Antes no segmento supermercadista, hoje migrando para o atacarejo.

Vocês lembram, lá no começo quando eu comecei a falar do primeiro supermercado do mundo o KING KULLER dos Estados Unidos. O supermercado nasceu de uma crise econômica de 1930. Agora novamente uma crise econômica com uma pandemia, que ainda mesmo com a grande melhora, não sabemos de o quanto irá durar tudo isso?

É assim que começam as mudanças em qualquer setor. Quando aparece uma crise: as coisas tendem a mudar e se ajustar conforme as necessidades, e criatividade de quem está à frente dos negócios.

CRISE:

Uma palavra que para muitos significa conjuntura de incerteza. Dificuldades. Para outros significa momento decisivo e oportunidade de conhecer e criar um novo negócio.

SIMPLES ASSIM! DAS.

spot_img
spot_img

Matérias Relacionadas

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.