Em Ermo e Balneário Gaivota, vigias atuam em todas as unidades municipais de educação. 19º Batalhão de Polícia Militar também reforçou policiamento nas escolas da Região
O alerta acendeu em 2021, com a tragédia de Saudades e reacendeu na semana que passou, com o triste episódio em CEI de Blumenau. Naquele ano, a nova administração de Ermo procurou alternativas para aumentar a segurança na área educacional e passou a colocar vigias na escola João Moro, CEI Pica Pau Amarelo e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS. Os vigias atuam em todos os turnos em que as crianças estão em atividades.
“Os pais das crianças e dos alunos podem ficar despreocupados, pois os portões estão sendo mantidos cadeados e ninguém adentra a unidade escolar sem passar pela abordagem do vigia. Fizemos uma reunião com os vigias e diretores para que os mesmos redobrem a atenção com a segurança”, afirma o prefeito de Ermo, Paulo Della Vecchia.
Gaivota coloca vigias em todas as escolas
Já na semana passada, no mesmo dia do atentado, que vitimou quatro crianças em Blumenau, o Município de Balneário Gaivota montou um Gabinete de Crise e chamou vigias para atuar em todas as unidades de educação.
O prefeito Everaldo dos Santos, o Kekinha, acionou sua equipe e determinou a chamada imediata de vigias para todas as unidades de educação, dando a necessária segurança à toda comunidade escolar.
Turvo busca ajuda para reforçar segurança escolar
Em Turvo, a administração municipal, comandada pelo prefeito Sandro Cirimbelli e pelo vice-prefeito Osvaldo Fávaro, por meio da Secretaria de Educação, estuda medidas para garantir mais segurança para os dois pré-escolares, cinco escolas e cinco creches municipais.
Em encontro com o deputado estadual José Milton Scheffer, o prefeito e a secretária de Educação, Elizete Possamai Ribeiro, na última semana, debateram sobre o assunto, pedindo atenção do deputado ao tema. “Conversamos com o deputado José Milton e recebemos dele o comprometimento de que abordará o tema na Assembleia Legislativa”, afirma o prefeito.
Segundo a secretária, a segurança nas escolas é uma prioridade. “Queremos de imediato realizar a implantação de câmeras de vigilância com reconhecimento facial nas imediações dos educandários”, assegura Elizete.
Reforço em toda a Amesc
Ainda no último dia 5, na semana passada, a Polícia Militar da Região reforçou o policiamento nos estabelecimentos de ensino, em todos os 15 municípios da Amesc.
Na área do 19º BPM existem guarnições específicas de policiamento preventivo, com foco nas unidades escolares, mas, em função do episódio em Blumenau, o policiamento foi reforçado e segue por tempo indefinido.
O atentado
Na manhã da última quarta-feira, dia 5, um homem, de 25 anos, invadiu a creche Cantinho do Bom Pastor, localizada na rua Caçadores, bairro Velha, em Blumenau, e com golpes de machadinha, atacou crianças. Quatro delas não resistiram e foram a óbito e ao menos outras cinco ficaram feridas. Após o atentado, o criminoso se apresentou no batalhão da PM da cidade. A creche atende crianças de zero a 12 anos.










