A juíza federal substituta Gabriela Hardt reassumiu hoje (23) a condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato após o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) afastar temporariamente o então titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, Eduardo Appio.
As informações são do UOL.
Hardt assume a titularidade em caráter temporário – ela já havia assumido a função durante ausências de Sergio Moro (hoje senador pelo União Brasil) e Luiz Antônio Bonat, magistrados que conduziram a Lava Jato.
Ao assumir o cargo em 2019, ela foi responsável pela sentença que condenou Lula a 12 anos e 11 meses de prisão, no caso do sítio de Atibaia. A condenação foi anulada pelo STF, que entendeu que o caso não deveria ter tramitado em Curitiba e que houve parcialidade de Moro na ação.
Hardt elogiou Moro na sentença, afirmando que o então ex-juiz sempre tomou decisões fundamentadas na condução do processo contra o petista.
Hardt foi responsável mais recentemente por autorizar a operação que prendeu nove membros do PCC que teriam planejado um atentado contra Moro e seus familiares.
Na ocasião, a juíza substituta conduzia os casos da 9ª Vara Federal de Curitiba durante as férias da titular, Sandra Regina Soares.
A magistrada participa de um concurso de remoção para atuar em varas fora de Curitiba. O resultado deve sair na próxima semana – e com isso, é possível que ela em breve saia do TRF-4.
Fonte: OCP News