A Associação dos Surdos do Extremo Sul Catarinense foi criada em 2003 e autorizada para dar início ao funcionamento do Caesp, o Centro de Atendimento Educacional Especializado a Pessoas Surdas, em 2022.
A Asesc, Associação dos Surdos do Extremo Sul Catarinense, recebeu um prêmio no sábado dia 24, um automóvel Minivan de sete lugares GM Spin, para o Caesp, Centro de Atendimento Educacional Especializado a Pessoas Surdas. O prêmio foi concedido pela Central Geral do Dízimo (Pró-Vida), da Capital de São Paulo.
A Asesc foi criada em 2003 e autorizada para dar início ao funcionamento do Caesp, em 2022.
No entanto, para o Caesp entrar em funcionamento, muitos projetos foram elaborados, muitas promoções realizadas e muitas lutas travadas, principalmente no ano 2022 para deixar o espaço adequado para o atendimento dos alunos, além da preocupação de como garantir a frequência dos mesmos, sendo que estão distribuídos em pontos diferentes da cidade e, sobretudo, muitos deles distantes e sem acesso à transporte público.
‘’Iniciamos a batalha para resolver esses obstáculos, com muita confiança, pois estávamos lutando para proporcionar melhorias na vida das pessoas surdas’’, declarou a secretária, e apoio pedagógico da Asesc/Caesp, Elizabet Ferreira de Aguiar.
Ela ainda ressalta, ‘’em meio a tantos projetos que estamos desenvolvendo, em janeiro de 2022 foi enviado um ofício para a Central do Dízimo contando nossa história, em julho de 2023, a equipe da Pró-Vida, veio nos visitar e observou o trabalho realizado, as condições em que é feito o trabalho, e todo esforço da equipe de gestão para o projeto seguir em frente’’.
Em janeiro de 2024, a instituição recebeu o comunicado que a associação seria contemplada com uma demanda e foi convocada para participar do evento de recebimento do prêmio, na cidade de Balsa Nova/PR. No último sábado, a presidente da associação, Katiana Pescador Maragno, junto a outros membros da instituição sendo um deles, interprete da Libras, a Língua Brasileira de Sinais, marcaram presença no evento, para receber o então aguardado prêmio que até o momento da entrega era de sigilo.
‘’Por isso, nossos corações foram testados até o último momento e quando anunciaram a emoção tomou conta, pois é muito gratificante saber que estamos trilhando no caminho certo e tendo o reconhecimento de uma instituição que valoriza o trabalho das organizações, sobretudo de quem está à frente dos projetos’’ ressaltou Elizabet.
O prêmio concedido pela Pró-Vida será entregue no prazo de 60 a 180 dias.










