Ministério Público Federal, através da vice Procuradoria Geral Eleitoral, tomou posição pela cassação do mandato do senador catarinense Jorge Seif (PL), por abuso de poder econômico nas eleições estaduais de 2022. Seif é acusado de ter usado a estrutura corporativa do empresário Luciano Hang, dono das Lojas Havan, para se beneficiar eleitoralmente naquele pleito.
Como existem indícios de que Jorge Seif foi beneficiado por Luciano Hang, e a legislação eleitoral brasileira proíbe a doação de recursos privados, de qualquer gênero, para campanhas eleitorais, o Ministério Público Federal entendeu que seu mandato deva ser cassado, com a respectiva perca de direitos políticos.
Vale ressaltar que o posicionamento do MP Federal não é sentença, mas com certeza terá bastante peso no julgamento do caso que deverá ser realizado dentro de algumas semanas pelo Tribunal Superior Eleitoral.
A assessoria jurídica de Jorge Seif emitiu nota a imprensa contestando o posicionamento do Ministério Público Federal, ressaltando que restará provada a inocência de Jorge Seif, pois, de acordo com ele, as acusações são meramente suposições, não existindo quaisquer provas de que Luciano Hang tenha beneficiado com estrutura, ou financeiramente, a campanha do então candidato ao Senado.
A grande verdade é que somente um milagre poderá salvar Jorge Seif da cassação. A boa notícia para os bolsonaristas é que o Ministério Público Federal recomendou que haja nova eleição em Santa Catarina, para preencher a vaga do senador, caso de fato ele venha a ser cassado. A legislação já prevê este expediente, mas o PSD, que foi o partido que moveu a ação para cassar Jorge Seif, mantinha a esperança de que o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), que ficou na segunda colocação na disputa pelo Senado em 2022, viesse a ocupar automaticamente a vaga.
Caso Jorge Seif seja de fato cassado, é muito provável que a deputada federal Carolina De Toni (PL), venha a ser elencada para disputar a vaga que ficará aberta no Senado, pelo viés bolsonarista. Os demais candidatos, muito provavelmente, vão apenas a passeio para a disputa.
Finais
- Filiação do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São João do Sul, Ismael Sant’Ana de Oliveira, ao PSD, confirma sua franca disposição em disputar a eleição majoritária deste ano como candidato a vice do ex-prefeito Alex Bianchin (PDT). A dobradinha deverá contar com o reforço do Progressistas, que abriu mão de indicar o vice de Alex para facilitar a consolidação do bloco oposicionista. Ismael deixou o MDB, pois o partido já está francamente vocacionado a apoiar a candidatura a prefeito do vereador Márcio Grei Magnus (MDB). Agora, o MDB espera contar com PL como seu candidato a vice. No município, além das pré-candidaturas de Alex e de Márcio, também estão postas as de João Olívio Cardoso (União) e de Paulo Sérgio Claudino (Rep) para disputar o Executivo Municipal.
- Governador Jorginho Mello (PL) recebeu comitiva capitaneada pela prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha (MDB), e que contou também com a participação do vice-prefeito Jeriel Isoppo (MDB), e dos vereadores Chico do Maracujá (MDB) e Adriano Magrão (PRTB), além dos secretários municipais Jonas Dávila e Rafael Enfermeiro, dentre outros. Na pauta do encontro, a solicitação de recursos para a conclusão da pavimentação asfáltica da avenida Guilherme Tiscoski, ligando o bairro Parque das Avenidas ao distrito de Nova Guarita, com também a liberação dos recursos já conveniados para a construção de uma ciclovia entre o limite com Balneário Gaivota e Sombrio. Várias outras solicitações, principalmente para os setores de obras e saúde, foram feitos pela prefeita Gislaine. A comitiva foi acompanhada pelo deputado estadual Tiago Zilli (MDB).