Uma conquista para a família Souza do bairro, Cidade Alta, foi comemorada na sessão desta segunda, 11, na Câmara Municipal, quando o projeto de lei de autoria da vereadora, Lena Périco, foi aprovado, para dar nome a uma praça do bairro, homenageando o patriarca da família.
Com a aprovação unânime a Praça existente entre a Avenida XV de Novembro e a Rua Ruy Stockler de Souza passa a se chamar “Praça Severino José de Souza”. Para a vereadora, foi uma grande vitória. “A praça que receberá o seu nome será um espaço de encontro e convivência, refletindo os valores e ideais pelos quais Severino lutou incansavelmente. Que essa homenagem seja uma forma de agradecer e celebrar a vida de um grande homem que contribuiu para o progresso e desenvolvimento de Araranguá”, disse no plenário durante a defesa do projeto.
Conheça o histórico de Severino José de Souza:
No ano de 1890 na família de José Marcelino de Souza Generissa Marcelino nasceu Severino José de Souza, no município de Penha-SC. Tendo como irmãos: Anselmo, João, França, Joaquina, Inácia e Generissa. Viveram em Penha, ou seja, Ouvidor, próximo a Imaruí.
Casou-se em Garopaba com Maria Benta de Jesus, lá nasceram seus quatro primeiros filhos: Manoel Severino de Souza, Custódia de Souza, Benta de Souza e Santana de Souza. Para o sustento de sua família, tinha como sua atividade a “Pesca”.
No ano de 1923, resolveu dar outro rumo a sua vida, partindo para o Sul do estado em busca de novos horizontes. A cidade escolhida para fixar residência foi Araranguá. Ao chegar em seu destino foi desbravar o sertão do Morro do Pronto, construiu sua própria residência, com coqueiros rachados e costaneira de madeira da mata.
Da pesca, agora tinha que desbravar o sertão para o sustento de sua família, começou então o plantio de arroz, milho, feijão, mandioca e outras, incluindo a criação de gado e aves. Como homem inteligente, de visão para futuro e por ser um lugar de difícil acesso à escola, resolveu com seus dois compadres Sr. Leonel Domingos dos Santos e Marcelino Marques Pereira, contratar um professor, Alceu Manoel Júlio, para alfabetizar seus filhos.
Em terras de Erculano Costa, montou sua primeira serraria e engenho de farinha, nesta época nasceram seus outros 4 filhos. Como homem de visão, sabendo que seria um bom negócio vendeu sua propriedade e comprou as terras de Francisco José Anastácio, onde hoje é situado Curtume de Leonor Steckert, se estabeleceu ali montando um engenho de farinha e sua terceira serraria, que agora eram tocadas por duas rodas d’água. Ali nasceram suas outras duas filhas, Tereza e Neda de Souza.
Anos depois, surgiu um novo negócio adquiriu outras terras no bairro Cidade Alta num total de 1.337.000,00 m² formando cinco lotes de 25 hectares, onde posteriormente seria o campo de aviação (Aeroporto Municipal) e atualmente estão instalados o IFSC, UFSC, AMESC, UPA Centro de Convivência e Arena Municipal de Esportes. Nesta localidade de Cidade Alta, pela quarta vez montou um engenho de farinha e uma nova serraria.
Tendo como realização de seu sonho a formação de sua família e os bens adquiridos tendo a certeza do dever cumprido e que valeu a pena a sua luta. Mas infelizmente ao desempenhar sua tarefa diária, ele e um parceiro foram buscar madeira na outra margem do rio Araranguá, amarraram a carga em um caíque e com o rompimento e uma das cordas, tornou a travessia em uma fatalidade lhe tirando a vida naquele dia 26 outubro de 1949 as 10:30 h com 59 anos de idade. E para aqueles que não tiveram a felicidade de conhecer este homem descrevemos algumas de suas qualidades: Era um homem lutador desde pequeno, não tinha medo do mar mesmo sem saber nadar, gostava de animais, domador de cavalos e bois.
Homem muito corajoso e empreendedor, não sabia o que era a palavra “não sei, não posso”, o perigo era seu desafio. Era calmo, pensava muito para falar, gostava muito de ouvir as pessoas, muito cauteloso, cumpridor de seus deveres e muito justo com seus negócios. E que esta lição de vida sirva para nossa família e principalmente para os jovens que estão buscando novos horizontes, saibamos que não há sucesso e nem vitórias sem luta, garra e determinação.










