Setor rodoviário volta a preocupar Sul do Estado
O setor rodoviário voltou a preocupar o Sul do Estado depois de dois eventos pontuais, que interromperam o trânsito em duas importantes rodovias: a BR 285, na altura da Serra da Rocinha, e a BR 101, no Morro dos Cavalos.
A Rocinha permanece interditada desde o dia 29 de fevereiro, quando um deslizamento fechou completamente a rodovia. Para piorar a situação, não há previsão de reabertura.
O Dnit divulgou nota informando que a rodovia não tem prazo para ser liberada, já que houve um grande deslizamento de terra e pedras, e há riscos de que novas ocorrências aconteçam. Como a Rocinha está sendo pavimentada, é provável que o projeto da obra tenha que ser readequado para evitar deslizamentos como o que aconteceu, o que deve atrasar também a conclusão dos trabalhos já em andamento.
Sempre é bom lembrar que a Serra da Rocinha é a principal ligação entre o planalto gaúcho e o Extremo Sul Catarinense, movimentando grandes somas em nossa economia, principalmente no setor madeireiro e turístico.
Já a BR 101, na altura do Morro dos Cavalos, sofreu novo revés, com o deslizamento ocorrido no último dia 13, que manteve a rodovia interditada total ou parcialmente por cinco dias, gerando filas de até 50 quilômetros. Deslizamento que fez lembrar o penúltimo do gênero, ocorrido em dezembro de 2022, que também trancou totalmente a ligação entre o Sul do Estado e a grande Florianópolis.
A solução para o Morro dos Cavalos é a construção de um túnel, que chegou a ser discutido durante as audiências públicas realizadas à época da duplicação da BR 101. No entanto, questões ambientais, como também a presença de uma aldeia indígena no local, engavetaram qualquer possibilidade ligada a implantação do túnel.
Depois do deslizamento do dia 13, o Governo Federal parece ter dado um jeito nas questões que obstruíram a construção do túnel. Único deputado federal do PT catarinense, Pedro Uczai garantiu que o governo Lula se empenhará pela concretização da obra, que por si só já deverá levar uns três anos para ser concluída. O dinheiro para o túnel, na verdade, não sairia dos cofres do Ministério dos Transportes, mas sim da Arteris, que é a concessionária que venceu a licitação para a cobrança de pedágios da BR 101 naquele trecho. Realizada a obra do túnel, que deve custar cerca de R$ 1 bilhão, a Arteris teria seu contrato de concessão ampliado, ou poderia aumentar a tarifa do pedágio, havendo a possibilidade de que as duas situações aconteçam ao mesmo tempo.
Finais
- PL de nossa região foi o primeiro partido a fazer o dever de casa diante das eleições municipais deste ano, oficializando pré-candidaturas majoritárias em todos os 15 municípios do Extremo Sul. Deste montante, em 12 municípios o partido já tem pré-candidatos a prefeito, e nos demais três tem pré-candidatos a vice-prefeito. Os pré-candidatos a prefeito estão nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Timbé do Sul e Turvo. Já as pré-candidaturas a vice-prefeito estão postas em Balneário Gaivota, Praia Grande e Sombrio.
- Presidente estadual do Progressistas, o sombriense Leodegar Tiscoski, tem avaliado como muito produtiva a realização do evento Capacita 11, que está sendo feito em várias regiões do Estado. Na última sexta-feira ele aconteceu em Araranguá, envolvendo lideranças políticas do partido de toda a região da Amesc, e no sábado foi realizado em Tubarão, envolvendo os municípios da região da Amurel. De acordo com Leodegar, o Capacita 11 tem estimulado as lideranças do Progressistas de todo o Estado para o embate eleitoral que se avizinha, e deverá ser um grande diferencial em relação a outros partidos, neste período de preparação das candidaturas.