Talvez você não saiba, mas em 13 de fevereiro de 1924, às 6 horas da manhã, apitos de uma locomotiva eram ouvidos em Morretes, Maracajá. Quase três anos depois, em 18 de janeiro de 1927, o Santa Fé (nome do trem) passava pelo bairro Barranca, para levar passageiros até o terminal de Imbituba.
A história completa do trem de Araranguá, que também passou a levar diferentes mercadorias a partir de 1928, e funcionou por 40 anos, pode ser lida no livro A história de Araranguá, de Paulo Hobold. Abaixo, imagem do trilho do trem ao lado de inundação na Barranca.
Com objetivo de resgatar está impactante lembrança, o prefeito César Cesa (MDB), está a reformar o trem original, Santa Fé Classe 2-10-2, nº 209-0M, de fabricação alemã.
Além de preservar lembranças da antiga estação de trem do bairro Barranca -Centro da cidade na época -, a Prefeitura irá expor a locomotiva na antiga estação, que também será refeita.
“Este investimento visa não apenas a preservação histórica, mas também o fomento ao turismo e à cultura local, além do resgate do legado ferroviário do município”.
Conforme a Assessoria de Comunicação, o processo será concluído antes do previsto.
(Foto Capa/interna: Trem que operou por 40 anos em Araranguá;Foto do trilho do trem ao lado de enchente na Barranca/Créditos:Assessoria de Comunicação, Prefeitura de Araranguá -Arquivo Histórico de Araranguá).