Pela primeira vez na história, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) será comandado por uma mulher. A promotora de Justiça Vanessa Wendhausen Cavallazzi foi nomeada pelo governador Jorginho Mello para assumir o cargo de Procuradora-Geral de Justiça.
Vanessa foi a segunda colocada na eleição para a lista tríplice, realizada em 28 de fevereiro, obtendo 261 votos. O atual Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, foi o mais votado, com 292 votos.
“Foi uma eleição disputada. Os dois candidatos foram bem votados, o que demonstra que ambos têm o apoio e respeito dos seus colegas. Não foi uma escolha fácil, porque são dois excelentes nomes. O atual Procurador, Dr. Fábio Trajano, fez um excelente trabalho”, afirmou o governador Jorginho Mello ao anunciar a nomeação.
Trajetória no Ministério Público
Vanessa Wendhausen Cavallazzi ingressou no MPSC em outubro de 1996, inicialmente atuando na comarca de Itajaí. Ao longo de quase três décadas, trabalhou em diversas áreas, como moralidade administrativa, infância e juventude e questões criminais. Também exerceu o cargo de diretora da Escola Superior do Ministério Público de Santa Catarina.
Formação Acadêmica
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Vanessa é mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e atualmente é doutoranda na mesma instituição. Além disso, já lecionou na Escola Superior do Ministério Público de Santa Catarina, ministrou aulas inaugurais na UFSC e palestras em diversos Ministérios Públicos do país.
Com a nomeação, Vanessa Cavallazzi entra para a história do Ministério Público catarinense, consolidando sua trajetória de dedicação ao serviço público e à justiça.