A LATAM Airlines anunciou um aumento de 71% na oferta de voos em Jaguaruna (SC) a partir de junho deste ano. Atualmente, a companhia aérea opera sete voos semanais na rota Jaguaruna-São Paulo/Guarulhos, número que será ampliado para 10 em junho e para 12 a partir de outubro.
O investimento foi oficializado nesta quarta-feira (19), em reunião entre o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e o Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, Eduardo Macedo. A expansão faz parte dos esforços da companhia junto ao governo estadual para a redução do ICMS sobre o combustível de aviação.
Eduardo Macedo destacou a importância de Jaguaruna para a LATAM: “Há 10 anos, fomos a primeira empresa aérea a operar voos regulares na cidade, e agora celebramos essa ampliação como um passo fundamental para conectar ainda mais a região Sul de Santa Catarina ao Brasil e ao mundo.”
O governador Jorginho Mello ressaltou que o crescimento da LATAM antecipa melhorias que serão feitas no aeroporto local: “A LATAM vê o potencial do aeroporto que atende nossa região e ampliará suas operações antes mesmo das obras de expansão, impulsionadas pela primeira Parceria Público-Privada da história do Estado.”
Atualmente, a LATAM opera 96 voos semanais em Florianópolis, 54 em Navegantes, 14 em Chapecó e sete em Jaguaruna. As passagens para os novos voos já estão disponíveis no site da companhia e em demais canais de venda.
Expansão da LATAM no Brasil
A LATAM tem liderado a expansão da aviação no país. Nos últimos dois anos, sua frota cresceu 13% com a incorporação de 25 novas aeronaves, o que permitiu ampliar sua malha aérea para 52 aeroportos nacionais. Em 2025, a empresa prevê um crescimento de até 8% na oferta doméstica de assentos (ASK).
Na operação internacional, a LATAM se mantém como a companhia que mais conecta o Brasil ao exterior, com voos próprios para 90 destinos internacionais. Em 2024, inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Para 2025, já anunciou a rota Fortaleza-Lisboa.
A empresa também tem investido na capacitação profissional, com a Escola LATAM, que formou sua primeira turma de 70 bolsistas neste ano, e na geração de empregos, com a abertura de 900 vagas para tripulantes em fevereiro.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a LATAM lidera o mercado doméstico e internacional desde 2021 e, entre os viajantes corporativos, mantém o primeiro lugar no ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).