Por Eloana Casagrande Enfermeira, Técnica em Segurança do Trabalho, Especialista em Gestão de Pessoas, Natural de Criciúma, mãe, esposa, empreendedora e apaixonada por pessoas… Atualmente proprietária da Casagrande consultoria de RH e treinamentos corporativos
Um bom currículo abre portas nos melhores processos seletivos. Impressiona, de primeira, os recrutadores, e constrói o fundamento para que você se apresente de outras formas e nas próximas etapas. Enfim, não dá para negligenciá-lo.
E COMO FAZER O CURRÍCULO QUERIDINHO PARA OS RECRUTADORES?
DICAS:
- Layout – Não carregue o corpo e todos os títulos com mais tamanho, negrito, itálico e sublinhado. Fica feio e poluído. Escolha no máximo dois, coloque o conteúdo com alinhamento, Currículo deve ter apenas uma folha, em formato de escrita, arial, tamanho da fonte 12, títulos 14 em negrito,
- Como imprimir – Não é necessário que seja colorido. Salvo em casos de algo com alguma cor sólida de fundo ou decorando uma parte. Chama a atenção receber um CV com um papel de gramatura mais alta e uma impressão bacana. No entanto, certamente, isso não é necessário, não será eliminatório, mas se bem explorado, pode sim ser um diferencial.
- Inicio do currículo coloque Seu nome completo, endereço, e-mail, contato telefônico e um para recado;
- Fale quem é você: em duas ou três frases, explique que profissional você é. Começo, meio e fim linkando sua formação e experiências com o que busca hoje, ou seja, o objetivo que busca a oportunidade de trabalho no momento.
- Em seguida coloque sua Formação + Experiências Profissionais – Essa parte é obrigatória para os processos tradicionais. O que você fez/estudou das experiências mais recentes para as mais antigas. Apresentando o que fez, quando fez, e onde fez, lembre sempre de colocar suas 3 ultimas experiências profissionais.
- Coloque mais experiências se caso trabalhou no negócio da família, fez um trabalho não remunerado, teve uma experiência extracurricular ou de vida diferentona que te ensinou muita coisa. Cada trajetória é única, saiba como valorizar seus diferenciais mesmo quando não óbvios.
- Na hora de salvar, opte sempre pelo formato pdf ao invés de doc ou ppt. E nada de nomes como “versão 3”, “Curriculum Vitae”, “Fulaninho de Tal 2”. Use CV+seu nome para intitular o arquivo, vai mostrar um senso de organização e vai facilitar a gestão de quem o recebe.
O QUE NÃO PODE
- Foto
- Telefones para referencias pessoais
- Colocar tudo o que já fez na vida
- Supervalorizar seus feitos – ou mentir