Criado por ex-executivos do Ibope, o Ipec realizou pesquisa em nível nacional, entre os dias 17 e 21 de junho, e divulgada no dia 24, para saber qual a intenção de voto dos brasileiros para a Presidência da República, neste momento.
De acordo com o Ipec, foram ouvidas 2002 pessoas, em 141 municípios brasileiros com este objetivo, reduzindo a margem de erro para dois pontos percentuais para mais ou para menos, e deixando o nível de confiança da pesquisa em 95%.
O percentual alcançado pelo ex-presidente Lula da Silva (PT) acabou surpreendendo até mesmo os petistas mais otimistas. De acordo com a pesquisa, Lula tem 49% das intenções de votos dos brasileiros para retornar ao comando do país, na eleição presidencial do ano que vem. O presidente Jair Bolsonaro, que está sem partido, e deve disputar a reeleição, aparece com 23%, seguido pelo ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), que tem 7%, e pelo governador paulista, Jorge Dória (PSDB), que aparece com 5%.
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandeta (DEM) também teve seu nome auferido pela pesquisa, alcançando 3% das intenções de votos. Outros 13% não sabem ainda em quem vão votar, ou votarão em branco ou anularão seu voto.
Se este resultado se mantiver nas urnas, Lula ganharia no primeiro turno, por seus 49% correspondem a 56% dos votos válidos.
Democratas tem emplacado bem em Sombrio
Democratas de Sombrio, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gean Albino, e do coordenador regional da sigla, Teco Silvério, vem emplacando bem.
Em menos de trinta dias partido já conseguiu intermediar R$ 880 mil para o município, que serão destinados para executivo municipal, como também a APAE sombriense, através de emendas parlamentares articuladas pela legenda. O esforço do Democratas não é para menos.
O partido quer marcar território para alicerças a candidatura do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), ao Governo do Estado ano que vem, e, por óbvio, solidificar um projeto majoritário para 2024 em Sombrio.
MDB e PT de Araranguá irão continuar negociações
Reunião entre o MDB e o PT de Araranguá, na semana passada, foi positiva, de acordo com líderes dos dois partidos.
Há muito tempo as duas legendas vêm namorando na Cidade das Avenidas, mas nunca chegaram a um entendimento para disputas municipais, ou para dividir responsabilidades quando do comando do Poder Executivo.
A gestão do prefeito César Cesa (MDB), no entanto, poderá quebrar este tabu. A reunião das executivas dos dois partidos não oficializou nada, mas restou acertado que o diálogo continua, com um novo encontro já alinhavado. É provável que o assunto evolua, o que seria muito bom para ambos partidos.
Perfil de eleitor de Lula e Bolsonaro é bem distinto
Na pesquisa realizada pelo Ipec, ex-presidente Lula da Silva alcança a impressionante marca de 63% das intenções de votos dos eleitores nordestinos.
O presidente Jair Bolsonaro aparece somente com 15% das intenções naquela região. Lula ganha em todas as regiões, até mesmo no Sul do Brasil, onde emplaca 35% das intenções de voto, contra 29% de Bolsonaro.
O típico eleitor de Lula, de acordo com a pesquisa, é nordestino, ganha até um salário mínimo, é católico, e pertence a etnia parda ou preta. Já o típico eleitor de Bolsonaro é sulista, ganha mais de cinco salários mínimos, é evangélico e pertence a etnia branca.
Briga interna do MDB deve ser entre Maldaner e Antídio
Nos bastidores do MDB estadual, neste momento, apostas dão conta que a disputa interna do partido, para saber quem será o candidato da legenda ao Governo do Estado ficará entre o presidente estadual do partido, Celso Maldaner, e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. Em tese, senador Dário Berger estaria fora do páreo.
A favor de Maldaner está seu histórico de ligação com o partido. A favor de Lunelli está sua profunda ligação com o MDB do Norte catarinense, que foi quem alicerçou o projeto de Luiz Henrique da Silveira de chegar ao governo. Oriundo do PFL, Berger é o patinho feio da história.