O domingo (15) marcou o início de uma etapa decisiva para o Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul: a visita oficial dos avaliadores internacionais que irão analisar a revalidação da chancela concedida ao território. A missão segue até quinta-feira (19) e inclui a passagem pelos sete municípios que integram o consórcio intermunicipal do Geoparque.
Timbé do Sul foi representado pelo prefeito Vilmar Maffiolette (Belinha), o vice-prefeito Gilberto Moro, além de membros da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). “Seguimos firmes na valorização do nosso patrimônio natural, cultural e no fortalecimento do turismo sustentável em nossa região”, destacou o diretor de Turismo do município, Olair Junior Velho.
Os avaliadores são Daniela Rocha, coordenadora executiva da Associação Geoparque Arouca (Portugal), e Dr. Cristian Ciobanu, da Universidade de Bucareste, ligado ao Geoparque Mundial da UNESCO Hateg Country, na Romênia. Ambos elogiaram a recepção e o espírito coletivo do território.
— Sinto um sentimento de união, coletividade, e isso para o sucesso de qualquer Geoparque é fundamental — comentou Daniela.
— Muito obrigado pela recepção calorosa. Estou honrado de estar aqui neste território — acrescentou Dr. Cristian.
O processo de revalidação da chancela ocorre a cada quatro anos e analisa critérios como geoconservação, educação, turismo sustentável e articulação entre os municípios. Gislael Floriano, diretor executivo do Geoparque, enfatizou o entusiasmo que move a região:
— Com essa energia que movemos este território. Aqui vocês vão ver um encanto em cada canto.
Na quarta-feira (18), os avaliadores visitarão o geossítio Portal do Palmiro, em Timbé do Sul. O prefeito Belinha ressaltou a importância do momento:
— Durante esta recepção dos avaliadores, pudemos conversar muito mais sobre o turismo e vemos como ele está ganhando força. Estaremos esperando os avaliadores nesta quarta-feira e vamos acompanhá-los com muito entusiasmo.
A visita representa mais um capítulo na consolidação do Geoparque como referência em preservação, educação ambiental e desenvolvimento sustentável no sul catarinense e norte gaúcho.










