A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Araranguá concluiu o inquérito policial que investigava um violento episódio ocorrido no dia 7 de julho de 2025, no município de Araranguá. O caso, que ganhou atenção pela brutalidade, deixou duas pessoas hospitalizadas e resultou no indiciamento de um homem por tentativa de feminicídio e tentativa de homicídio.
Segundo apurado pela investigação, o agressor, companheiro de uma das vítimas, iniciou uma discussão com a mulher em uma tentativa de impor controle sobre ela. Durante o conflito, desferiu diversos socos, causando o desmaio da vítima. Ao perceber a gravidade da situação, o cunhado da mulher tentou intervir, mas acabou sendo atingido com uma estocada de canivete no peito, caindo ao chão gravemente ferido.
O agressor voltou a atacar a companheira, desta vez utilizando o canivete para desferir dois golpes nas costas da vítima, perfurando seu pulmão e provocando sangramento intenso. Após os ataques, ele ainda se auto lesionou, acreditando ter cometido um crime fatal. No entanto, ao perceber a chegada da polícia e do socorro, escondeu-se em uma construção nos fundos da residência na tentativa de evitar a prisão em flagrante.
As vítimas foram socorridas com urgência e permaneceram internadas por alguns dias. A delegada titular da DPCAMI, Eliane Chaves, representou pela prisão preventiva do autor, com apoio do Ministério Público. O mandado foi deferido pela 1ª Vara da Comarca de Araranguá.
A ordem de prisão foi amplamente divulgada entre os órgãos de segurança pública da região, o que resultou na captura do acusado em Santa Rosa do Sul. O inquérito foi concluído antes do prazo legal de 10 dias e remetido ao Poder Judiciário. Cabe agora à Promotoria de Justiça avaliar o oferecimento da denúncia para abertura da ação penal.
O homem foi indiciado por tentativa de feminicídio — com a qualificadora de ter cometido o crime na presença dos filhos menores do casal — e tentativa de homicídio. Outras qualificadoras ainda poderão ser incluídas, dependendo da análise do Ministério Público.
Dados de Santa Catarina apontam que cerca de 90% dos casos de violência contra a mulher acontecem dentro de casa, local onde elas deveriam estar protegidas. A DPCAMI reforça a importância da denúncia e da criação de políticas públicas eficazes para o enfrentamento da violência doméstica, especialmente em municípios de pequeno e médio porte e nas áreas rurais.