Sombrio viveu neste domingo, 7, a realização do maior Desfile Cívico de 7 de Setembro já promovido no município. Cerca de 6 mil pessoas passaram pela avenida Nereu Ramos, entre estudantes, professores, integrantes de entidades, associações culturais e religiosas, além das forças de segurança. A população lotou as calçadas de uma das principais vias da cidade para acompanhar o evento.
A abertura da solenidade contou com a execução do Hino Nacional pelo grupo Som, Voz e Harmonia. No palanque oficial estiveram a prefeita Gislaine Cunha, o vice-prefeito Jeriel Isoppo, secretários municipais, vereadores, o procurador do município e representantes das forças de segurança e líderes religiosos.
O desfile foi aberto pela fanfarra do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente – EAC, seguida pelas forças de segurança — Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Penal. Depois, passaram pela avenida cerca de 50 instituições, entre escolas municipais, estaduais e particulares, centros de educação infantil, organizações não governamentais, associações comunitárias, entidades de assistência social e grupos culturais.
Para a prefeita Gislaine Cunha, o desfile deste ano representa um marco na história do município. “É uma data que nos lembra da nossa identidade como brasileiros e da luta pela independência. Ver nossa avenida lotada, nossas escolas, entidades e forças de segurança reunidas em uma celebração da cidadania é motivo de orgulho para cada sombriense. A participação de nossas crianças, jovens e instituições traduz o sentimento de pertencimento e amor pela cidade e pelo país”, afirmou.
Ao longo do cortejo, diversas fanfarras deram ritmo à celebração, entre elas APAE, AMJA, Escola Jovem Macário Borba, Normélio Cunha, Catulo da Paixão Cearense, Alda Santos de Vargas, Instituto Madre Elisa Savoldi e EEBM Nair Alves Bratti, além do CEAC.
Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, o evento foi dividido em quatro blocos. As apresentações contemplaram desde forças de segurança e entidades sociais até escolas públicas municipais e estaduais, escolas privadas, Centros de Educação Infantil do município e filantrópicas, e grupos culturais, atletas e grupos religiosos..
O desfile encerrou a programação da Semana da Pátria, aberta no dia 1º de setembro com a participação de estudantes em caminhada até a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua.