Após determinação Judicial, o Lar do Idoso de Sombrio corre o risco de ser fechado e, na noite de ontem, na sede da Acis, entidades do Município se reuniram e montaram uma comissão de trabalho para evitar o fechamento do Lar, que atualmente abriga 21 idosos.
Em novembro de 2023, veio a público a notícia de que o Lar do Idoso São José, de Sombrio, corria o risco de ser fechado por determinação judicial, após requerimento do Ministério Público, devido a problemas estruturais. Na época, a direção do Lar enviou uma nota informando que estava trabalhando para não fechamento da instituição.
O Lar do Idoso São José sempre foi administrado pelo Rotary Clube de Sombrio e, com o risco de fechamento, outras entidades, entre elas OAB, CDL, Acis e Igreja Católica, se mobilizaram em uma campanha em prol do Lar. Para que o Lar não seja fechado, ele precisa receber algumas adequações, em um prazo de cinco dias, segundo determinação judicial. Para isso, são necessários recursos financeiros que a entidade, atualmente não possui.
Na noite desta terça-feira, dia 19, aconteceu uma reunião na sede da Acis, a Associação Comercial e Industrial de Sombrio, para o lançamento da campanha Sombrio Abraça o Lar.
A campanha tem como objetivo unir a comunidade em um esforço conjunto para arrecadar fundos e garantir que o Lar possa continuar oferecendo os melhores cuidados aos idosos. Desta forma na noite desta terça, foi montada uma comissão de fiscalização e resolutividade contando com a colaboração e o engajamento da comunidade sombriense para poder realizar as adaptações físicas necessárias e contratar os profissionais adicionais para atender às necessidades dos residentes.
“O objetivo principal desta campanha é buscar a solução e estamos todos comprometidos em garantir total transparência quanto ao destino dos fundos arrecadados, um portal de transparência será lançado em breve, onde os doadores poderão acompanhar o progresso da campanha, os valores arrecadados e como esses recursos estão sendo utilizados”, declarou Taise Martins da Silva, presidente da Acis.
O Lar do Idoso de Sombrio abriga 21 idosos, prestando os serviços de acolhimento, visando o bem-estar, saúde do idoso, entretenimento e convivência, além do apoio ao vínculo familiar. Se de fato ocorrer o fechamento, aqueles que têm família, segundo determinação do Ministério Público, devem retornar ao seio familiar e aqueles que não tem família deverão ser direcionados a outra instituição de acolhimento ao idoso, sob a responsabilidade da Prefeitura de Sombrio.











