No dia 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. Nesta data, casais celebram o amor e o afeto. Mas você sabe a origem histórica da data?
Origem histórica do Dia dos Namorados
O ato de comemorar o Dia dos Namorados remete à vida de um padre que viveu no Império Romano durante o século III d.C, e se tornou um santo patrono da Igreja Católica, conhecido como São Valentim.
Naquela época, o imperador romano Cláudio II proibiu que os soldados do Império Romano se casassem. Ele via o casamento como um obstáculo para a convocação de novos soldados e que, além disso, tirava o foco dos soldados já convocados.
Nesse contexto, surgiu um padre, que também já havia sido médico, chamado Valentim. Ele passou a realizar casamentos secretos entre os soldados do Império Romano.
O imperador Cláudio II descobriu que Valentim realizava casamentos clandestinos e, assim, mandou que o prendessem. O imperador romano chegou a oferecer perdão a Valentim desde que ele renunciasse a fé cristã, mas Valentim não aceitou e o imperador ordenou a sua morte.
O padre foi apedrejado e decapitado em 14 de fevereiro de 270. Ele acabou sendo canonizado por sua obra em benefício dos casais e por supostos milagres realizados em sua vida.
A canonização ocorreu durante o pontificado de Gelásio I (492-496). O papa também ordenou que uma festa em homenagem a São Valentim fosse realizada todo dia 14 de fevereiro (data de sua morte).
Tudo começou após uma campanha publicitária realizada em meados de 1949, que não tinha relação nenhuma com o Dia de São Valentim.
À época, o empresário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo de mesmo nome, estava insatisfeito com as vendas do mês de junho e decidiu criar uma atrativo diferente para sua loja na véspera do santo casamenteiro, Santo Antônio.
“Não é só de beijo que vive o amor”, foi a frase que despertou curiosidade e fez a ideia dar certo não só para a melhoria das vendas, como também para uma nova tradição no calendário brasileiro.
Comemorado já há algumas décadas no país, o Dia dos Namorados é considerado uma data comercial, pois movimenta grande parte dos negócios.
Data original: qual a história do Dia dos Namorados nos outros países?
A história do Dia dos Namorados lá fora começou no século III d.C., quando um bispo da época, Valentim, foi morto por não seguir as regras impostas pelo Império Romano. Naquele período muitas pessoas pagãs começaram a se converter na religião cristã, o que desagradou o Imperador.
Cláudio II, imperador da época, proibiu o casamento durante a guerra. Ele achava que os solteiros tinham melhor desempenho no combate.
morto por esse motivo, a igreja católica consagrou ele como santo e a partir do século V foi decretado o Dia de São Valentim, o mesmo que o Dia dos Namorados.
No século XVIII, a igreja católica retirou o dia de São Valentim do calendário por não haver comprovações da existência do santo. Mas a data já havia se tornado popular.
O DIA