Circula em grupos de WhatsApp e páginas de redes socias de araranguaenses, a imagem de uma nova proposta para a fachada do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá.
Segundo a mensagem, a imagem da nova fachada está sendo divulgada nos materiais impressos da Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens deste ano.
O clero, responsável pela reforma, se manifestou reforçando que a obra será feita por motivos técnicos e pastorais e que todo o processo está de acordo com a cúria diocesana, uma vez que o Santuário faz parte da Diocese de Criciúma e segue as normas estabelecidas em conjunto pela instituição religiosa.
A nova fachada está nas camisetas da festa. No folder de programação e o lema da festa deste ano é: “Com Maria edificamos a casa do Senhor”.A página do Facebook: “Araranguá Fotos Históricas – José Genaro Salvador 100 Anos”, publicou a imagem da atual fachada e a da nova proposta, com uma mensagem de protesto sobre a mudança.
“Um dos mais importantes patrimônios de Araranguá está ameaçado! A administração da Igreja Matriz planeja para maio de 2024 o início de uma obra que alterará significativamente a fachada da igreja que faz parte da memória e patrimônio de todas as pessoas do Vale do Araranguá. A igreja precisa de reforma estrutural, o qual logicamente ninguém deve ser contrário, mas a alteração dos elementos que fazem parte do patrimônio da cidade vai contra todo o qualquer conceito de memória patrimonial (…)”, diz a publicação. Na postagem existe também um link, com abaixo assinado, contra a nova fachada.
No Instagram, a araranguaense Sayonara Araújo Pessoa também publicou uma foto da atual fachada do Santuário, com uma mensagem de protesto. “As pessoas, no campo individual, podem fazer suas escolhas…, mas quando você vai para a área pública, JAMAIS deve colocar seus interesses pessoais acima do coletivo.
A Igreja católica Nossa Senhora Mãe dos Homens tem um legado histórico e este ano completa 176 anos de devoção e fé. O povo católico de Araranguá e região merece respeito. Respeito que se prolonga ao longo dos anos na arquitetura da fachada da igreja. Mudanças já ocorreram sem desconfigurar sua história e hoje, 2024, o povo araranguaense e região precisa se mobilizar para conter o ímpeto individualista que pretende desconfigurar a fachada da igreja. Vamos tornar a igreja católica Nossa Senhora Mãe dos Homens patrimônio histórico e assim preservar sua história?”.










