A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) realizou neste mês de novembro o 1º Seminário de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um Compromisso Coletivo. O momento foi um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências sobre os desafios e avanços da inclusão nas escolas.
O evento reuniu professores, gestores, trabalhadores da educação, conselheiros municipais e demais interessados em refletir sobre as concepções, princípios e diretrizes que fortalecem um sistema educacional verdadeiramente inclusivo. A secretária de educação, Dayane de Freitas Leonardeli, representa o colegiado e representou também Arroio do Silva.
Ao longo do seminário, foram debatidos temas fundamentais, como a inclusão de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação no ensino regular; práticas pedagógicas que promovem participação plena; e a importância do compromisso coletivo para o fortalecimento de um sistema educacional inclusivo.
Durante as discussões, o município de Balneário Arroio do Silva recebeu destaque ao apresentar os avanços conquistados nos últimos anos na área da educação especial. O município tem investido de forma contínua na qualificação da rede com a formação de 30 profissionais em curso de especialização, a criação do Departamento de Educação Especial, a implantação de psicólogos e assistentes sociais na educação e a instalação de salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em todas as creches e unidades escolares.
Além disso, Balneário Arroio do Silva segue ampliando os espaços de atendimento e já planeja uma Escola de Educação Especial. Atualmente, o município conta com mais de 20 auxiliares de sala e mais de 20 segundos professores atuando diretamente com os alunos, fortalecendo o acompanhamento e o suporte pedagógico.
Com ações estruturadas e contínuas, Balneário Arroio do Silva se consolida como referência regional, reafirmando seu compromisso com uma educação mais inclusiva, acolhedora e de qualidade para todos.










