Balneário Gaivota celebra nesta quinta-feira, 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra com uma vasta programação voltada para a valorização da cultura afro-brasileira. O evento, realizado no Ginásio de Esportes EEF Prof. Darcy Ribeiro, tem como lema “ POR UMA GAIVOTA ANTIRRACISTA!” e reúne debates, oficinas, apresentações artísticas e exibições cinematográficas ao longo do dia.
Promovida pela Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura do município, com apoio do Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio (NEABI), uma iniciativa de busca fortalecer o letramento racial, a memória ancestral e o combate ao racismo.
Conversa, debate e ancestralidade
A programação tem início às 15h, com uma roda de conversa sobre “ Letramento racial: Quando a palavra se torna resistência”, mediada por Charles Ferreira e Lisiane Taborda do NEABI – IFC Campus Sombrio. Em seguida, ” Religião e força ancestral em Balneário Gaivota”será abordado por Mãe Tati de Iansã, destacando a influência da espiritualidade na resistência negra. ” Sementes da resistência: A história nas tranças negras”, com Yuri Tranças, encerra o bloco de debates discutindo a identidade do papel dos penteados na afro.
Oficinas e expressões culturais
A partir das 17h, oficinas paralelas propõem experiências práticas: “ Raiz e realeza: Oficina de beleza negra e autocuidado ancestral”, sob orientação de Lisi Fagundes, explora valorização estética; já “ Sankofa: A palavra desenhada dos ancestrais”, produzido por Lisiane Taborda, traz vivências em estamparia africana.
Música, dança, capoeira e cinema
A programação segue com a “ Batucada de Mestre: O Ritmo e a História”, liderado por Griot Anselmo, e a apresentação do grupo “ Meninas de Angola: As filhas do tambor”. O público poderá ainda participar do workshop “ Corpo Ebó: A dança negra que Cura”, com Charles Ferreira, além de assistir à roda de Capoeira do grupo “ Grilhões da Liberdade”.
A abertura acontece com a exibição do curta-metragem “ Ana”, dirigida por Vitória Felipe dos Santos e realizada nas Oficinas Querô, trazendo contemporâneas sobre a experiência negra.
Com atividades para toda a comunidade, o Dia da Consciência Negra em Balneário Gaivota reafirma o compromisso local com a construção de uma sociedade plural, respeitosa e antirracista.










