O estado da SC 449, rodovia que liga Sombrio a Jacinto Machado, piorou ainda mais durante o período de chuvas que atingiu a região nas últimas semanas. Os buracos, que já eram grandes em meio à rodovia, se tornaram crateras profundas que assustam e preocupam os motoristas. “Minha namorada é do Jacinto Machado e eu venho quase todo fim de semana para cá, mas já estou cogitando a possibilidade de ir para Balneário Gaivota por Ermo, Turvo, por ali, por que não tem como andar na estrada. Tá com muito buraco”, reclama João Victor Barbosa, que dirige com frequência pela SC. Caso ele mude sua rota, terá que dirigir quase dez quilômetros a mais para chegar em casa, em Balneário Gaivota, ao invés de apenas percorrer os 29 quilômetros passando por Sombrio e chegando a Jacinto Machado.
Dentre os muitos buracos na pista, ele cita um que fica próximo a uma curva e que quase atravessa a pista. “Para desviar, a gente tem que fazer uma manobra entrando na contramão”, conta.
Segundo ele, o trajeto é feito com atenção redobrada e muito medo de que qualquer acidente aconteça. “A gente fica com medo de cair em um buraco, cortar um pneu, ou perder o controle do carro”, acrescenta.
Empresários que possuem empreendimentos à beira da rodovia também reclamam da situação da pista e descaso do poder público. “A rodovia é muito importante para nossa região. É por onde escoa a produção de arroz, de banana, de maracujá e no nosso caso aqui de cerâmicas. Tem muita cerâmica aqui na região e o tráfego é intenso de caminhões pesados”, explicou Maiara Duarte, em entrevista ao ND+. Maiara é empresária do ramo ceramista e que vê, diariamente, a depreciação do asfalto.
O Governo do Estado fez uma obra de recuperação nos 18,7km rodovia em 2018, mas os moradores e motoristas questionam a qualidade do material usado, já que em apenas seis meses novos buracos apareceram. “Houve o planejamento e uma previsão de investimento alto. O orçamento da obra, então, veio caindo proporcionalmente e não ficou de qualidade”, comentou a prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha.
O coordenador regional Sul da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Gustavo Taufembach, explicou que a revitalização de 2018 foi apenas paliativa, já que há a necessidade urgente de uma obra total na pista, que é a rota mais usada para escoar a produção agrícola da região até a BR 101, além de ser a ligação mais rápida entre Jacinto Machado e Sombrio. “A obra que foi feita recentemente em 2018 e 2019 foi uma obra mais para recuperar o estado funcional dela, mais para ganhar um pouco de vida útil e dar um pouco mais de segurança. Porém a obra que de fato precisava fazer e investir naquela rodovia passava de R$20 milhões o projeto original”, conta Taufembach.
Atualmente, as operações tapa-buracos na rodovia são realizadas pelo Cimgepa – Amesc (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública da Amesc , a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), através do Projeto Recuperar do Estado.