Após as manifestações deste 7 de Setembro, Dia da Independência, caminhoneiros continuaram mobilizados e montaram bloqueios na BR 101, na Região. Uma das ações ocorreu no bairro Três Coqueiros, em São João do Sul. Outra paralisação ocorreu no bairro Sanga da Toca, em Araranguá, e uma última em Maracajá.
A movimentação começou com uma carreata no dia 7, e continuou nesta quarta-feira, dia 8. Conforme os organizadores, de 400 a 500 caminhões já aderiram à paralisação na rodovia. “Eles estão todos aqui parados. Liberamos os que estão passando, porque Araranguá e Maracajá estão trancados”, comentou Pepão, um dos envolvidos, ainda na tarde desta quarta.
Empresários, comerciantes e agricultores também estão mobilizados, conforme Pepão, colocando, inclusive, tratores no local. “Não tem dia, não tem hora para parar”, acrescenta. O objetivo é ficar acampado e manter os bloqueios indefinidamente até que as reivindicações dos trabalhadores sejam atendidas. “É em prol da nação. Nem estamos reivindicando a parte do transporte, os combustíveis… Hoje está difícil manter um caminhão na estrada. Estamos reivindicando o direito do brasileiro de poder se expressar, ter um filho na escola, ir na igreja, conforme a constituição”, concluiu.
O grupo aguarda um retorno das lideranças da classe, em Brasília, para saber os próximos passos da mobilização. Neste momento, apenas carros de passeio e caminhões com cargas perecíveis são permitidos de continuar o trajeto.