Dados ainda não são considerados oficiais, pois a divulgação oficial feita pelo IBGE, em nível nacional, está marcada para o dia 4 de maio. Porém, os números já estão fechados e não devem mudar, tendo em vista que a coleta foi encerrada
O IBGE realizou em Sombrio a terceira e última reunião de apresentação de dados do Censo 2022. O encontro aconteceu este mês, na Câmara de Vereadores, com a presença do coordenador regional do Censo, Sandriani Naspolini de Oliveira, e sua colega Marlene Barbosa, e representantes da sociedade civil, Polícia Militar e outros órgãos e entidades.
Os dados ainda não são considerados oficiais, pois a divulgação oficial feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em nível nacional, está marcada para o dia 4 de maio. Porém, os números já estão fechados e não devem mudar, tendo em vista que a coleta foi encerrada.
Em Sombrio, foram recenseados 12.345 domicílios. Deixaram de ser entrevistados 34 em que os moradores estavam ausentes em todas as visitas do recenseador e 26 que se recusaram a responder o questionário. No total, o município possui 29. 839 moradores. Destes, 51.3% são mulheres e 48.7% homens. A média de moradores por domicílio vem caindo a cada censo, devido a diminuição no tamanho das famílias. No censo 2022 a média é de 2.7 moradores por domicílio.
O número total de habitantes já havia sido divulgado no mês de dezembro pelo IBGE, e o fato de Sombrio não ter alcançado os 30 mil esperados, provocou reação em vários setores da sociedade, a começar pela Administração Municipal. Falando sobre isso, Sandriani disse que “Sombrio foi virado de cabeça para baixo, para garantir que os dados estivessem corretos”.
Se este não foi um bom dado para o município, outros foram, como o da faixa etária, que se encontra entre as pessoas ainda em idade produtiva e reprodutiva. “Ainda podem nascer muitos sombrienses”, disse o coordenador.