A região Sul do Brasil, incluindo nossa região da Amesc, está em alerta para um ciclone extratropical intenso. Segundo a previsão do tempo, nesta sexta-feira, dia 7, uma área de baixa pressão vai provocar instabilidades desde as primeiras horas do dia.
De acordo com o meteorologista Peter Scheuer, na sexta-feira, há previsão de chuva e trovoadas, risco de temporais e ventos entre 80 e 100 km/h. No sábado o tempo segue instável com ventania, rajadas entre 80 e 100 km/h, as condições melhoram no fim do dia e à noite. Ainda segundo Scheuer, no domingo o tempo volta a ficar firme e seco, porém uma chuva isolada à tarde não está descartada. Scheuer pede atenção redobrada com ventos fortes nos próximos dias, especialmente no litoral.
Cinco estados estão sob alerta, são eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Conforme informações da Meteored, publicada no ND+, “a formação do fenômeno metereológico é resultado da combinação entre forte instabilidade atmosférica e um canal de umidade vindo do Norte do país, que fornece energia para o ciclone se intensificar. Esse corredor úmido, somado à atuação dos jatos de altos níveis, cria um cenário favorável ao desenvolvimento de tempestades severas.”
Já no dia de hoje, prejuízos foram contabilizados. como no caso do bar, na Lagos de Fora, em Balneário Gaivota (foto).










