O Circo de Teatro do Biriba iniciou nesta segunda-feira (10), em Sombrio, a temporada de apresentações do espetáculo “Sementes do Futuro”. As sessões acontecem até sexta-feira (14), no auditório das Escolas Profª Alda Santos de Vargas e Profª Nair Alves Bratti, nos horários das 9h30, 13h45, e 15h15, e são voltadas aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Apresentado pelo consagrado Palhaço Biriba, o espetáculo é gratuito e direcionado aos estudantes das redes municipal, estadual e também da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), sendo aberto a todas as escolas do município.
Com uma linguagem leve, divertida e educativa, “Sementes do Futuro” busca promover reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente, abordando temas como reciclagem, coleta seletiva, uso consciente da água e da energia, além da valorização das profissões.
“Mais do que divertir, o espetáculo quer ajudar as crianças a entenderem a importância de cuidar do meio ambiente e como nossas escolhas do dia a dia fazem diferença no futuro do planeta. De forma leve e divertida, eu procuro transformar assuntos difíceis em algo que elas possam entender e levar pra vida”, explica Geraldo Passos, o Palhaço Biriba.
O projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com aprovação do Ministério da Cultura, e conta com o apoio das empresas Strawplast, Copaza, Concretar, Copobras, Monferrato e Investir Soluções Financeiras, por meio da dedução do Imposto de Renda.
Em 2024, o projeto realizou 36 apresentações em sete cidades catarinenses: Morro da Fumaça, Maracajá, Praia Grande, Braço do Norte, São Ludgero, Garopaba e Balneário Arroio do Silva, alcançando 5,3 mil crianças e atendendo 35 instituições de ensino, entre escolas municipais, estaduais, particulares e Apaes.










