Aos 83 anos, Al Pacino será pai pela quarta vez. Segundo o site TMZ, a namorada do ator, a produtora de cinema Noor Alfallah, 29 anos, está grávida de oito meses.
Talvez você esteja se perguntando: homem pode ter filhos a vida toda? A resposta é sim! Diferente das mulheres, que esgotam seu potencial reprodutivo com a menopausa, com os homens o processo é outro.
O que ocorre é que, após os 40 anos, a qualidade do sêmen tende a piorar, o que torna uma gravidez menos provável. Isso porque o processo natural de envelhecimento faz com que as células que produzem espermatozoides, apesar de continuarem se renovando a cada divisão celular, sofram o efeito do estresse oxidativo, ou seja, do envelhecimento celular.
Como potencializar a fertilidade masculina
Uma série de hábitos contribui para o homem ter espermatozoides com qualidade e quantidade suficientes. Veja uma lista de cuidados que melhoram a fertilidade masculina:
1. Consumir alimentos ricos em antioxidantes
Vegetais frescos, fibras, proteínas e pouca gordura diminuem o estresse oxidativo que prejudica a fertilidade masculina.
2. Praticar exercícios físicos com moderação
Obesidade e hipertensão são condições ligadas à falta de atividades físicas. Isso representa um perigo, já que o sedentarismo reduz a capacidade reprodutiva do homem. Quem está abaixo do peso também corre o risco de baixa contagem de espermatozoides.
3. Usar preservativo
Usar preservativo durante as relações sexuais evitam infecções da uretra, que são doenças que atingem diretamente a capacidade de fertilidade do homem. Esse tipo de infecção pode afetar um tubo chamado epidídimo, podendo entupí-lo, impedindo a saída dos espermatozoides.
4. Evitar cigarro, álcool e outras drogas
Há evidências científicas de que o consumo de drogas como a maconha diminui o número de espermatozoides. Consumir álcool e tabaco em excesso também pode comprometer a produção do espermatozoide e a capacidade de movimento dele para chegar ao óvulo, dificultando a fecundação.
5. Dormir bem e evitar estresse
Quando dormimos mal, o corpo trabalha sobrecarregado. Quimicamente, a falta de sono potencializa o estresse oxidativo celular, fazendo com que os músculos e o sistema nervoso central não descansem o suficiente, impactando a fertilidade.
6. Evitar se expor ao calor excessivo
A temperatura em torno de 33ºC é ideal para os testículos. Se o calor for maior que isso, o processo de produção de espermatozoide (espermatogênese), é prejudicado. Isso ocorre, por exemplo, quando o homem trabalha em um ambiente muito quente, como metalúrgicas.
7. Não tomar anabolizantes
No cérebro humano há um eixo diretamente ligado à produção do espermatozoide. Porém, quando o homem usa hormônios em comprimido ou injeção, esse eixo começa a ficar desorientado. Nesse processo, o testículo pode ter seu tamanho reduzido, o que também prejudica a produção de espermatozoide.
8. Evitar bicicletas com bancos finos
Bicicletas do tipo speed, que têm o banco fino e comprido, podem aumentar o risco de inflamação da próstata (prostatite), diminuindo a qualidade dos espermatozoides, o que pode prejudicar a fecundação.
Fonte: OCP News