Apesar da pandemia, a festa mantém seus ingredientes principais: fé, solidariedade e participação da comunidade. Todos os protocolos de segurança contra a Covid são cumpridos
Sombrio
Neste fim de semana, a comunidade católica de Sombrio comemora Santo Antônio de Pádua, o padroeiro do município. Desde 31 de maio, acontece a trezena de Santo Antônio, 13 noites com missa, que se encerra neste dia 12. Cada celebração tem um tema específico e é comandada por um padre convidado. Nesta sexta-feira, dia 11, a missa é dedicada aos enfermos e celebrada pelo padre Ozeias Vieira dos Santos e no sábado, dia 12, o tema é relacionado aos casais e namorados.
No domingo, 13, dia de Santo Antônio, a programação inicia com a missa festiva às 10 horas, com a presença do bispo Dom Jacinto Inácio Flach, segue com o almoço feito pelo Apostolado da Oração, que é tradicional. Porém, a forma com que é organizado nos últimos dois anos é bem diferente, no sistema pegue e leve. Ou seja, os interessados retiram os alimentos preparados e almoçam em casa, para evitar aglomero no salão comunitário. As 15 horas tem nova missa com apresentação dos próximos festeiros e por fim o sorteio da rifa, que tem como primeiro prêmio um automóvel. O sorteio este ano será ao ar livre, também como prevenção ao coronavírus.
Os festeiros desse ano são os casais Alcibiades e Suzana Scalco, Alcides e Suzana Pereira, Alexandre e Jaqueline De Luca e Valmir e Marizete Daminelli. Eles são os mesmos de 2020,quando a festa foi realizada com muitas restrições sanitárias.
O pároco da paróquia Santo Antônio de Pádua, Fábio Fernandes Roque, diz que além da parte religiosa, está sendo fortalecido o aspecto social da festa. Desde o primeiro dia da trezena, os fieis estão doando alimentos, roupas e cobertores, que são distribuídos às famílias necessitadas do município. Também foi mantida a ‘barraca’ da Pastoral Vocacional, que toda edição da festa vende bolos e docinhos e destina o dinheiro aos jovens seminaristas, que são quatro neste momento.
Apesar da pandemia, a festa mantém seus ingredientes principais: fé, solidariedade e participação da comunidade. O festeiro Alexandre de Luca ressalta a satisfação de participar ativamente deste momento. “É um prazer a gente poder ajudar a paróquia, cada dia é uma alegria na comunhão com os demais”, disse.
A festa é sempre realizada no dia do santo, 13 de junho, que este ano cai no domingo. A programação será transmitida pela Rádio 93.3 FM e pelo Portal C1.