Você sabia que a informação de que eles não enxergam cores é mito?
Independentemente se o seu cão é de raça ou vira-lata, filhote, adulto ou idoso, se tem pelo curto ou longo, ele claramente já faz parta da família. E isso não de se espantar, já que é um animal cheio de carisma e repleto de amor incondicional pelo seu dono.
Mas mesmo que você tenha um cachorro na sua rotina do dia a dia há muito tempo, será que você sabe todas as curiosidades do universo deste animal?
Pensando nisso, separamos 7 curiosidades sobre este pet, que talvez você não conheça. Como por exemplo, cada focinho funciona como uma impressão digital do animal. Confira mais para saber a respeito do mundo do seu doguinho:
1 – A audição dos cachorros é melhor que a dos humanos
Os cachorros têm uma audição superior à dos humanos. Não é coincidência quando os cães ficam alertas quando alguém se aproxima do portão de casa. Enquanto nossa audição não consegue captar certos sons em distâncias específicas, eles conseguem ouvir claramente os passos e movimentos que indicam a aproximação de alguém. Isso ocorre porque os cães são capazes de perceber e ouvir sons que são inaudíveis para nós, humanos, especialmente em frequências mais altas. Os números mostram isso de forma mais clara: enquanto o ouvido humano pode captar sons na faixa de vibração entre 20 e 20.000 ciclos por segundo, os cães podem ouvir sons entre 18 e 40.000 ciclos por segundo. Além disso, as orelhas dos cães, assim como suas narinas, também se movimentam para facilitar a captação dos sons.
2 – O focinho de cada cachorro é único
O focinho de cada cachorro é único. Você sabia que o focinho dos cachorros funciona como uma impressão digital? Sim, é verdade! Assim como todos os animais possuem impressões digitais únicas, no caso dos cachorros, a padronagem do focinho revela as características particulares de cada um. Se você olhar bem de perto essa região no seu cachorro, verá linhas que formam um padrão único, assim como nossos dedos exibem. Ou seja, nenhum outro cão tem um focinho igual ao do seu amiguinho de estimação.
3 – Dizer que os cachorros não enxergam cores é mito
É um mito dizer que os cachorros não enxergam cores. Muitas pessoas afirmam que os cachorros veem apenas em preto e branco, mas isso não é verdade! Os cães podem sim enxergar cores, mas devido ao fato de possuírem apenas dois cones receptores de cor, em comparação aos três que nós, humanos, temos, eles não conseguem distinguir todas as cores. Na lista de cores primárias – vermelho, verde e azul -, eles não conseguem enxergar o verde. Por isso, quando essa cor e suas tonalidades secundárias são apresentadas, os cachorros enxergam tudo com menos intensidade e com um tom mais acinzentado.
4 – Os cães têm cerca de 100 expressões faciais
Os cães possuem aproximadamente 100 expressões faciais. Embora não possam falar, os cachorros têm uma maneira única de se comunicar com seus donos através de expressões faciais. E eles têm muitas expressões, mais de 100, sendo que a maioria delas envolve movimentos das sobrancelhas e orelhas.
5 – Eles não entendem tudo o que os humanos dizem
Eles não entendem todas as palavras ditas pelos humanos. Apesar de sua audição aguçada e inteligência surpreendente, os cães não conseguem compreender todas as palavras que dizemos. Pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, Hungria, chegaram a essa conclusão através de um experimento com eletroencefalografia, que monitorava a atividade cerebral dos animais com eletrodos. De acordo com os especialistas, os cachorros não conseguem distinguir as sutis diferenças entre as palavras. Eles compreendem aquelas que já são familiares.
6 – As glândulas sudoríparas dos cachorros estão nas almofadas das patas
Ao contrário dos humanos, que possuem glândulas sudoríparas distribuídas por várias partes do corpo, os cães têm uma área específica para dissipar o calor. Eles transpiram pelas almofadas das patas, que possuem um conjunto de células responsáveis por essa função.
7 – O olfato do cão é mil vezes mais sensível que o dos seres humanos
Além de serem adoráveis, os focinhos dos cachorros possuem uma capacidade de funcionamento impressionante. O formato do nariz não é por acaso: permite que o cão inspire por um lado e expire pelo outro, o que o ajuda a capturar mais elementos a cada cheirada. A umidade presente no focinho, que causa uma sensação de frio, também desempenha um papel importante. Ela torna as partículas no ar mais ativas.
E as habilidades olfativas dos cães não param por aí: eles têm a capacidade de discernir a direção de onde o cheiro está vindo, podem captar emoções através dos aromas que sentem e até prever se vai chover em breve. Tudo isso é possível graças às numerosas células olfativas presentes nos cães, aproximadamente 300 milhões delas, em comparação com apenas cinco milhões nos humanos.
Fonte: SC Todo Dia