Recursos que seriam enviados para obras em Araranguá não chegarão ao destino. O valor está entre os R$ 43,2 milhões cortados pelo presidente Jair Bolsonaro do Orçamento da União para investimentos em rodovias federais de Santa Catarina em 2022. Deste total, R$ 20 milhões seriam aplicados na revitalização das margens do antigo traçado da BR 101, entre os quilômetros 408 e 413, na Cidade das Avenidas. O trecho deixou de ser o principal desde 2014.
O corte foi lamentado pelo prefeito e entidades municipais. O deputado federal Hélio Costa chamou a ação de “soco no queixo” durante a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense com o Dnit, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, na última semana. “Pra mim não é um tapa na cara, é um soco no queixo, aquele que derruba. Não é possível que o nosso Estado tenha mais um corte prejudicando o andamento das obras nas BRs. A gente vai ficando cansado com tanto descaso com a nossa gente, que produz, paga impostos e não tem retorno”, disse.
A redução impacta também as obras da BR-470 entre Navegantes e Rio do Sul (R$ 18 milhões), da BR-280 entre Jaraguá do Sul e Porto União (R$ 4,2 milhões) e da BR-163 entre Itapiranga e Guaíra (R$ 859 mil). A estrutura e pesquisas na Ufsc, a Universidade Federal de Santa Catarina, em 2022 também foram afetadas.
Com a situação precária das margens da rodovia, a Aciva, Associação Empresarial de Araranguá, também se manifestou. “Esse corte repercutiu muito mal. Era algo que o município vinha buscando há muito tempo”, comentou o presidente da associação, Alberto Sasso, para Denis Luciano, em reportagem da NSC.
No fim do ano, os recursos para a obra já tinham sido garantidos com a adição de uma emenda do deputado federal Carlos Chiodini após articulação do prefeito César Cesa. “Na época até elogiamos a iniciativa, o prefeito conseguiu essa verba depois de muitos anos de abandono daquela via, para deixar o novo traçado pronto”, observou Sasso.
O antigo trecho da rodovia ainda é de responsabilidade do Dnit, e é margeada por inúmeras empresas e novos empreendimentos. De acordo com a Aciva, estes estabelecimentos estão sofrendo com a queda de movimento, e um posto de combustíveis chegou a fechar sem clientes. O traçado ainda serve de acesso ao município, de Sul a Norte.
O traçado recebeu, ao longo dos últimos anos, obras em pelo menos dois trechos, no Bairro Operária e em Sanga do Marco, onde novos retornos. Também foram revitalizados faixas de pedestres e pavimento da via. A ponte antiga sobre o Rio Araranguá, no antigo traçado da rodovia, também foi melhorada.
Sasso, presidente da Aciva, ainda pontuou que enquanto a obra tão necessária sofreu um corte, o Fundo Eleitoral foi aumentada para R$ 4,9 bilhões. “Não vamos receber na Aciva nenhum parlamentar favorável ao Fundão. Chega a ser irônico, pois o deputado que garantiu a verba para a nossa obra aqui na BR-101 também votou a favor do Fundão”, disse, criticando o deputado Chiodini.
Ele ainda pediu que a população colabore na cobrança por melhor conduta dos parlamentares, para que outras obras como esta possam finalmente sair do papel.