O Centro de Educação Infantil Hortêncio Bernardino de Souza, do bairro Estiva, em Pescaria Brava, terá as atividades suspensas nesta quinta-feira (23) e sexta (24) após o aumento significativo no número de casos da doença conhecida como mão-pé-boca nos alunos.
A medida foi anunciada pela prefeitura, através da secretaria de Educação e Vigilância Sanitária e Epidemiológica.
“Nestes dias, toda a estrutura da instituição passará por um intenso processo de desinfecção, possibilitando o retorno normal das atividades na próxima segunda-feira”, disse o órgão.
Na semana passada, Gravatal também emitiu alerta para um possível surto da doença.
Sintomas e transmissão
Os primeiros sintomas da mão-pé-boca são febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões; aparecimento, na boca, amídalas e faringe, de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas; erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital; mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia; por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação.
A transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados.
Sul Agora