Larissa Santos ficou de fora da final do Big Brother Brasil 23. Mas ela pode dizer que venceu, ao menos nas redes sociais. Com 2,8 milhões de inscritos no Instagram, a sister é a “Pipoca” mais acompanhada da edição — e a única que entrou anônima no reality show a terminar o programa no Top 5 dos participantes mais seguidos na internet (atrás de Fred Bruno, MC Guimê, Key Alves e Gabriel Santana, nesta ordem, todos do “Camarote”). Mas o que isso aponta para o seu futuro profissional?
Nas últimas edições do programa, não foram apenas os campeões que ficaram milionários. Fora da casa mais vigiada do Brasil, quase todos conquistaram o valor do prêmio trabalhando como influenciadores digitais. Este ano, com a repercussão do programa em menor escala, isto ainda é possível, porém os ex-brothers e ex-sister precisarão se esforçar mais um pouco para mostrar que a relevância veio para ficar.
— É bem possível que, dentro de um ano, a Larissa fature mais que o prêmio do BBB. Mas, de início, ela precisa não sair pensando em fazer negócios, mas sim construir e fidelizar sua base de fãs. A exemplo dos Cactos da Juliette, eles que lhe darão audiência e apoio. Também estar atenta e pronta para as diversas oportunidades de imprensa e publicidade que chegarão — explica Luan Mota, Head Talent Manager da empresa de influenciadores Non Stop Produções, acrescentando: — É essencial entender o nicho dela e aperfeiçoar os métodos para gerar autoridade e referência no assunto ou área de atuação.
Além da afinidade com o mundo fitness, para Julio Beltrão, diretor artístico da agência Mynd, Larissa entregou muita beleza durante o BBB e ela poderá se atrelar a marcas do segmento e de Moda. Mas ele também pontua que o caminho para a influência digital sólida não é automático.
— O que vai fazer com que um participante do BBB se torne uma celebridade e continue sendo alguém que irá pautar veículos e conversas nas redes sociais vão ser os primeiros 100 dias após sair da casa. É o momento em que os contratos serão fechados. Logo, é fundamental pensar em quais lugares ele vai frequentar e quem serão as pessoas com as quais ele vai aparecer. Tudo isso vai influenciar diretamente no fortalecimento ou enfraquecimento da imagem — explica Julio Beltrão, diretor Artístico da Mynd, agência de influenciadores como Gil do Vigor e João de Lucas, também ex-BBBs: — Depende da equipe dos ex-BBBs transformá-los em criadores de conteúdo. Então, é possível sim fazer o prêmio em um ano, mas tudo vai depender de diversos fatores da estratégia da Larissa para o pós-reality.
A internet conta, atualmente, com uma extensa gama de produtos para os criadores de conteúdo. É possível criar um programa de entrevistas dentro de uma rede social, por exemplo. E conquistando relevância, os influenciadores digitais não se tornam atrativos apenas para as clássicas “publis” em seus stories. Luan Mota acrescenta como possibilidades o licenciamento de produtos, participação em projetos especiais de streaming e TV, shows e palestras.
Histórico no programa
Como professora de Educação Física e consultora fitness online, Larissa já tinha ao entrar no programa 104 mil pessoas a seguindo. Antes mesmo do início do BBB, foi a pipoca que mais cresceu no Instagram (com exceção de Paula Freitas e Gabriel Fop, que contaram com a exposição da Casa de Vidro), chegando a 360 mil inscritos. Foi eliminada do BBB23, pela primeira vez, com 2,1 milhões de seguidores — o que já lhe deixava no topo dos que entraram anônimos. E permaneceu na posição, atualmente com 2,8 milhões de pessoas de olho em sua rede social. Foi também a segunda participante, entre todos, que mais converteu o público a lhe acompanhar desta forma.
— O BBB promove tanto pra “pipocas” quanto para “camarotes” uma super exposição e, com isso, normalmente, há um grande crescimento no número de seguidores deles nas redes sociais. Mas há pontos de destaque, sem dúvida, que geram maior identificação do público com um participante e sua trajetória dentro da casa, incluindo os romances e as brigas. Esse momentos geram um sentimento de “intimidade” entre o espectador e o “brother”, o que aumenta o engajamento em suas contas — explica Luan, da Non Stop Produções, empresa de influenciadores digitais que tem em seu casting nomes como Whinderson Nunes, Patrícia Ramos e Camila Pudim.
Já nos primeiros dias de edição, Larissa Santos rivalizou com Key Alves, teve uma rixa com Gabriel Fop e desentendimentos até com sua melhor amiga Bruna Griphao. Depois, engatou num romance com Fred Bruno. Mas sua trajetória não ficou no clima de paz e amor. Brigou com Cristian Vanelli, Paula Freitas e Ricardo Alface ainda na sua primeira passagem pelo programa.
Sem passar despercebida, a jogadora teve a foto mais curtida com o apresentador Tadeu Schmidt, um clássico de despedida, com o triplo de interações do que a média dos outros participantes. Foi escolhida pelo público para voltar ao programa e entregou discussões com Key novamente, Gustavo “Cowboy”, Cezar Black e Domitila Barros.
Com o nome em destaque, Larissa pode receber a partir de agora algumas propostas de agências de influenciadores e empresas interessadas em aparecer nas ruas redes. Julio Beltrão, da Mynd, recomenda atenção neste momento, que é tão estratégico e gera consequências a longo prazo:
— Um cuidado muito importante que todos os ex-participantes precisam ter é ler os seus contratos. Ano após ano, a gente vê notícias de pessoas que participaram de um reality show e fizeram contratos ruins, tendo a sua imagem deteriorada — explica.
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