Na quarta-feira, dia 15, as escolas João Moro e Pedro Simon, de Ermo, receberam a exibição do documentário “Ermo e sua História”. A obra mergulha na história do município, através das lembranças de seus moradores, de imagens e documentos oficiais.
No ano em que Ermo completa 30 anos de emancipação política, este documentário faz uma jornada, de antes da chegada das primeiras famílias até os dias atuais, através da narração e das memórias e experiências contadas pelos seus moradores, além de fotos antigas e notícias de jornais colecionadas por décadas.
Nascimento
Em 19 de setembro de 1993 com 98% da aprovação popular, o plebiscito para o projeto de emancipação de Ermo foi aprovado. Mas, foi em 29 de dezembro de 1993 que Ermo foi instituído como município. Mas a história desta terra começou há muito tempo atrás. Foi no Morro do Ermo que caçadores vindos de outras regiões diziam ter encontrado um ótimo lugar para fazer suas caçadas. Lugar de difícil acesso, pelas matas escondido com árvores altíssimas que dava uma sensação de um lugar ermo.
Mas o que os caçadores não sabiam, é que na verdade este chão já havia sido descoberto pelos povos indígenas que por aqui passaram
Depoimentos
Com a pesquisa prévia, foi possível traçar uma linha dos fatos e escolher os personagens para contar a história do município, passando pela colonização, emancipação, relação com a fé, futebol, até chegar ao futuro que desejam para o município e o orgulho de serem ermenses. Os depoimentos se alternam e imagens de arquivos históricos, fotográficos, arquitetônicos e captadas na atualidade os intercalam.
Adair Nola conta sobre as primeiras famílias portuguesas, como os Rocha e Elias, além das famílias Italianas, até chegar ao avô da sua esposa, um dos primeiros moradores
Jesualda Pavei Bati relata como era a rotina e a busca por uma sesmaria, como seus antepassados chamavam as terras, até chegar ao Morro Chato e depois ao Ermo.
Janice Simon, filha de Pedro Simon, que chegou a Ermo nos anos 1920, conta a vinda dos avós e visão do pai.
Jovani Nagel Simão conta sobre as primeiras famílias, comércios e pecuária no Ermo, além dos terrenos doados por seu avô que contribuíram para a evolução do município.
Altamiro Schmidt, o primeiro prefeito do Ermo conta sobre sua vida como farmacêutico e o atendimento prestado aos doentes com a falta de hospital na região. Seu relato segue até sua experiência como vice-prefeito em Turvo e sobre quando leu no jornal sobre a procura por município de pequeno porte que estivesse em busca da emancipação para que fosse feito o primeiro teste com as urnas eletrônicas, até o início do processo de emancipação.
Paulo Della Vecchia, o atual prefeito conta sobre a felicidade em representar o Ermo em seus 30 anos de emancipação e de seu orgulho em ser ermense.