Teve início neste domingo a tradicional trezena, que faz parte da programação da festa de Santo Antônio de Pádua, padroeiro de Sombrio. As 13 celebrações são realizadas todas às noites, a partir das 19h30min, na Igreja Matriz, sempre com um tema diferente e um padre convidado. A abertura teve o pároco Fábio Fernandes Roque como celebrante, e como tema ‘Santo Antônio, o santo do povo’.
O padre explica que em vida, Antônio gostava de andar no meio da população, principalmente entre os mais necessitados, por quem enfrentava os poderosos. “Ele tinha um coração sensível as necessidades do povo. Santo Antônio é o santo que mais fez milagres ainda em vida. Por isso é um santo milagreiro e do povo”, diz padre Fábio.
A organização da festa vem desde o mês de novembro do ano passado, e se intensificou a partir de abril. As decisões são tomadas pelo pároco, os quatro casais festeiros e pela diretoria do Caep.
Maria Edna e José Sebastião de Oliveira são festeiros, e se dizem emocionados com a experiência. “É uma honra e uma forma de gratidão por tudo que recebemos de Deus e de agradecimento à comunidade”, diz Edna. O marido concorda e acrescenta que a convivência com os outros festeiros é tranquila.
A programação da festa se estende até 13 de junho, feriado municipal e dia oficial do padroeiro. Até lá, os devotos poderão participar de uma quermesse junina no dia 4, procissão e feira de galinhas no dia 11 e uma missa celebrada pelo bispo Dom Jacinto Inácio Flach. No dia 13, tem missa às 10 horas, almoço no salão paroquial, mais uma missa às 15 horas e a apresentação dos novos festeiros.
Na noite de domingo 12, estão agendados dois shows religiosos. O primeiro é o Cantando à Vida com os Padres, com a apresentação de três padres; e o segundo com a irmã Greici Maria, da Comunidade Servas de Maria.