Centro de Referência para o Autismo
O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) requereu ao governo do Estado a implantação de Centros de Referência no Transtorno do Espectro Autista. Ele também defende que SC realize um censo para aferir a realidade sobre a população com autismo no Estado. As indicações do parlamentar foram aprovadas pelo Plenário da Alesc e anunciadas durante a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Autismo, que ocorreu ontem, no auditório do Legislativo estadual.
Dr. Vicente é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e argumenta que Santa Catarina, assim como o governo brasileiro, não tem informações sobre quantos são os autistas, qual o nível de intensidade do autismo, de que forma esse público está distribuído e o perfil social. Ele defende que o censo seja realizado a cada quatro anos.
Ainda no ato de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Autismo, Dr. Vicente falou sobre a implantação da lei estadual 18.557/2022, de sua autoria. A legislação estabelece a concessão de pensão especial no valor de um salário mínimo mensal a pessoas de baixa renda com Transtorno do Espectro Autista nível 3, o mais severo.
