Na noite de terça-feira, dia 3, por volta das 21h30min, a Polícia Militar foi acionada, via Telefone de Emergência – 190, para se deslocar até um estabelecimento comercial, localizado na avenida Barrigada Verde, no centro de Arroio do Silva. Segundo a denúncia, no local um homem estaria armado, com boné preto e roupa preta.
Os militares se dirigiram ao local e abordaram um homem, com as mesmas características informadas pelo 190 e, e em revista pessoal, foi encontrada em sua cintura, uma arma calibre 380, da marca Glock e um carregador municiado, com 16 munições intactas.
Indagado, o mesmo sobre o que estaria fazendo no local com a arma, municiada, o homem relatou aos policiais que saiu da sua residência em Canoas, no Rio Grande do Sul, e ficou dez dias em Florianópolis, onde frequentou um clube de tiro, que não lembrava o nome. Ele contou que chegou na segunda-feira em Arroio do Silva e na terça saiu com amigos para jantar, falou também já estava indo embora, momento que foi abordado pela Polícia Militar.
A arma possuí registro no nome do autor e uma guia de trânsito, no entanto, conforme o decreto número 11.366, de 1°de janeiro de 2023, não é permitido o porte de trânsito de arma de fogo municiada por colecionadores, atiradores e caçadores, inclusive no trajeto entre sua residência e o local de exposição, prática de tiro ou abate controlado de animais.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao homem, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos cabíveis.