Funcionários do IBGE realizaram na última sexta-feira, dia 5, no auditório da Prefeitura de Sombrio, uma reunião sobre os preparativos para o Censo 2022, com a presença de servidores públicos, vice-prefeito Geriel Isoppo, vereadores, representante da Polícia Militar e outros segmentos da sociedade.
O Censo geral foi adiado duas vezes, em 2020 em razão da pandemia da Covid-19, e este ano por falta de recurso financeiro. A expectativa é de que em 2022 a coleta nacional de dados aconteça sem problemas. Para isso, o IBGE pretende realizar em seguida o PSS, Processo Seletivo Simplificado, para contratação de supervisores e recenseadores, porém, as inscrições ainda não têm data para serem abertas. Em Sombrio, serão oferecidas uma vaga para agente censitário municipal, duas para supervisores e 28 vagas para recenseador. A coleta do Censo Demográfico será realizada de junho a agosto de 2022. Serão utilizados dois tipos de questionário: o básico e o da amostra.
De acordo com Sandriane Naspolini de Oliveira, coordenador da Agência do IBGE da região, localizada em Araranguá, é importante que a contagem da população seja feita de forma regular, pois através dela se conhece a realidade populacional do país. Os cidadãos também respondem perguntas sobre idade, cor, religião e pela primeira vez serão coletados dados sobre pessoas com Transtorno do Espectro Autista. “Por isso buscamos o apoio das lideranças e da população para que o trabalho aconteça com a maior eficiência possível, para que o Brasil possa se conhecer melhor”, diz Sandriane.
Segundo o IBGE, a operação será totalmente informatizada, e as pranchetas com papel e caneta foram abandonadas de vez. Além dos novos dispositivos móveis para a coleta (DMC) de dados, bem mais modernos que os de 2010, o IBGE passou a utilizar ‘nuvens’ na internet, para o suporte de comunicações e tráfego de dados, e novos Data Centers com alto desempenho.Além disso, serão utilizados formulários na web para que os moradores respondam ao Censo pela internet, se desejarem, bem como uma central de atendimento por telefone para apoiar toda a operação, com capacidade para atender os moradores que optarem por entrevistas telefônicas.
As reuniões preparatórias vão acontecer nos 15 municípios da Região.