Na sexta-feira, dia 1º, por volta de 16 horas, a guarnição foi acionada pela Agência de Inteligência para deslocar até a Agência do Banco do Brasil de Sombrio, onde teriam sido chamados pelo gerente para averiguar um possível estelionato, sendo tal fato confirmado pelos policias.
Segundo informações do Boletim de Ocorrência, no local foi conversado com o gerente senhor, que relatou um senhor esteve na quinta, na agência do Banco do Brasil para abrir uma conta e se identificou como sendo (…). Que ainda na quinta, aprovou alguns financiamentos pelo caixa eletrônico do banco. O gerente conta que ficou desconfiado devido as taxas de juros dos financiamentos serem altas e o cliente ser aposentado e ter taxas bem inferiores disponíveis. Conta que bloqueou a conta e que na tarde de sexta, quando ele retornou na agência para desbloquear, chamou a Polícia Militar para averiguar a situação. O gerente da agência entregou à guarnição alguns documentos que comprovam a abertura de conta e também o utilização dos limites de crédito através do caixa eletrônico, além de um saque efetuado pelo autor.
Indagado o senhor, posteriormente identificado, este relatou que é da cidade de Gravataí e estava hospedado em Balneário Gaivota desde a quinta, com mais um casal de amigos. A guarnição então foi até a Pousada onde estariam hospedados e encontrou um casal.
Em abordagem, foi encontrado R$922,25 e em revista veicular foi encontrado dentro da bolsa da mulher, um envelope contendo mais uma identidade falsa.
Cabe salientar que em um celular que estava na bolsa, havia um aplicativo do Banco do Brasil instalado e logado em uma conta em nome de mesmo nome do documento encontrado dentro do veículo.
Indagados se havia algo de ilícito dentro do quarto onde estavam hospedados, ambos relataram que não, sendo que então a senhora abriu o quarto para a guarnição, sendo encontrado em cima do sofá um contrato de abertura de conta em uma agência do Banco do Brasil na cidade de Criciúma, na data de 01/07, também em mesmo nome da conta usada em seu celular e também da identidade encontrada no veículo.
Ela relatou que os documentos e os comprovantes de residências falsos que estavam na sua bolsa e em posse do outro homem foram adquiridos no centro de Porto Alegre. Relatou também que o dinheiro encontrado em sua posse foi proveniente de um saque de uma conta falsa.
Ela acrescentou que é moradora de Gravataí e foi convidada por ele para vir até Balneário Gaivota para levantar um dinheiro.
Todos eles possuem ocorrências policiais, sendo algumas delas, estelionato, falsa identidade, falsidade ideológica, tráfico e homicídio.
Diante dos fatos a guarnição deslocou com todos os envolvidos até a delegacia de Polícia Civil de Araranguá para serem dados os encaminhamentos cabíveis. O veículo foi removido ao pátio da permissionária por medidas administrativas de trânsito.