Quem mora em Araranguá está convivendo, desde o último domingo, dia 14, com uma fumaça espessa e que causa queimação na garganta, além de um cheiro típico de queimada no ar.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Araranguá, a área de turfa próxima à rodovia ARA-227, pegou fogo e seria este o motivo da fumaça incomodando os araranguaenses. Os socorristas começaram a combater o incêndio ainda na manhã de domingo, no entanto, a operação foi encerrada por volta das 19 horas sem sucesso na extinção do fogo.
De acordo com o Capitão Vinícius Marcolin, comandante do Corpo de Bombeiros de Araranguá e região, o incêndio em turfas é difícil de combater por atingir o material abaixo do solo. “Nós não temos como realizar o combate direto, então, a estratégia é inundar o local para que o solo absorva essa água e consiga chegar ao foco”, explica.
O comandante ainda diz que outra estratégia é construir valos para que o fogo não avance.
As previsões são para que chova na área nos próximos dias, o que pode ajudar no combate. Porém, caso isso não ocorra, não há como saber quando o fogo vai ser extinto.
Ainda de acordo com os socorristas, a turfa é o material orgânico restante da decomposição da vegetação, muito inflamável e que por ter vários metros de profundidade. Os períodos de estiagem são quando esses incêndios são mais comuns.
Durante a segunda-feira, dia 15, os bombeiros continuaram no combate às chamas.










