Um grupo de crianças do Cras, o Centro de Referência de Assistência Social, realizou na última quinta-feira, dia 29, nos turnos da manhã e tarde, visitas monitoradas às Estações de Tratamento de Esgoto do Samae de Araranguá. Foram visitadas a ETE I, no bairro Urussanguinha e a ETA III, situada às margens do Açude Belinzoni. Atividades fazem parte de conscientização sobre importância da preservação dos bens naturais.
O oficineiro Eduardo Chico Merêncio afirmou que os jovens participantes do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos conheceram, de forma sucinta, os processos feitos nos dois locais, para a garantia da qualidade da água e do adequado tratamento de Esgoto. “É uma sensibilização quanto às questões voltadas ao meio ambiente”, explica. Já também oficineiro do Cras, Bob Pilger destacou que a pertinência das informações recebidas vai auxiliar na conscientização das crianças e também das pessoas com quem eles convivem.
Este projeto do Cras, que acontece no contra turno escolar, inclui a realização de passeios, dinâmicas e encontros lúdicos e educativos. O enfoque é o desenvolvimento de temas como drogas, sexualidade, cultura, direitos humanos, exercício da cidadania e mercado de trabalho. A estratégia é fortalecer os vínculos e agregar valores aos jovens.
O grupo foi recepcionado e recebeu instruções da técnica em Química do Samae, Fernanda Fernandes e do Operador de Água e Esgoto, Jackson Pierre Piazzoli. Ambos são palestrantes do Programa Samae na Escola, uma atividade sócioeducativa, que aborda a preservação do meio ambiente e a importância do saneamento como temas centrais.